PIAUÍ
Em reunião com ministro da Saúde, Wellington cobra coordenação nacional
PIAUÍ

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias e coordenador do tema vacina do Fórum Nacional de Governadores, participou virtualmente nesta sexta (26) de uma reunião com recém-empossado ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Dias cobrou de Queiroga que o Governo Federal assuma a coordenação nacional do combate ao coronavírus no Brasil.
Durante a reunião, que teve a participação de quase todos os governadores do Brasil e Outros governadores e de integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os gestores reiteraram a necessidade de uma imunização em massa e celeridade em ampliar o Plano Nacional de Vacinação. “Um dos nossos objetivos é que na próxima semana possamos chegar a vacinar 1 milhão de pessoas por dia, como prometeu o ministro”, afirmou Wellington.

Foto: Regis Falcão
Nesse primeiro diálogo oficial, os gestores entraram em consenso sobre a importância de tomar decisões de interesse coletivo, pautadas em estudos científicos. Os govenadores reivindicaram que o Governo Federal acelere a distribuição de vacinas, a disponibilização de novos leitos da UTIs e o auxílio financeiro às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. “Pedimos ainda que o ministro é interceda na elaboração de um plano de controle sanitário nos aeroportos, principalmente dos voos internacionais com regras de quarentena, para evitar a circulação do vírus pelo país”, comentou o governador do Piauí.
O chefe do executivo estadual destaca a importância desse tipo de diálogo. “Temos uma sintonia com os municípios e outros estados da federação e essa comunicação é bastante relevante. Fizemos um apelo ao presidente Jair Bolsonaro para criarmos com urgência, um comitê de acompanhamento da Covid-19 no Brasil. Essa integração entre Estado e Governo Federal é muito importante”, disse.

PIAUÍ
Secretária do Meio Ambiente realiza live de apresentação do ICMS Ecológico 2021

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, apresentou, nesta segunda-feira (12), por meio de uma live, o ICMS Ecológico 2021. O evento contou com a presença do conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Delano Câmara; da coordenadora da Comissão de Avaliação e Desempenho Ambiental (Cadam), Adriana Sá; do presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos (APPM), Paulo César Moraes e do procurador chefe do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente
da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Lívio Bonfim.
“O ICMS ecológico é um artifício para premiar os municípios que realizam boas ações de gestão ambiental. É importante dizer que os critérios estabelecidos seguem o plano nacional de meio ambiente, na política nacional de meio ambiente e o no que reza a Constituição Federal sobre a responsabilidade dos órgãos federativos com relação à proteção ambiental”, explicou Sádia Castro.
Nove critérios são estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Semar, através do ICMS Ecológico, que classifica o município com o selo A, B ou C. “O município que conseguir cumprir 6 critérios estabelecidos, é contemplado com o selo A. Se quatro critérios forem cumpridos, a cidade será contemplada com o selo B, mas se o município conseguiu atingir apenas três critérios, ele receberá o selo C”, informou a secretária.
De modo geral, os critérios estão relacionados à redução de queimadas e desmatamento, vem como gestão de resíduos sólidos, proteção dos mananciais e a criação da legislação ambiental.
A live foi vista por 186 pessoas, que estão entre prefeitos e secretários municipais do meio ambiente. Para quem não assistiu, o vídeo continua disponível no canal do Youtube da Semar, e o e-mail [email protected] está disponível para tirar dúvidas sobre o Edital, com os auditores fiscal ambiental.
-
Notícias de Amarante6 dias atrás
Família se recusa internar paciente em Amarante após exame da Covid-19; hospital emite nota
-
PIAUÍ7 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho é encontrado morto em Teresina
-
Câmara de Amarante6 dias atrás
Câmara de Amarante empossa suplente de vereador, José Itamar
-
Notícias de Amarante5 dias atrás
Tio do prefeito de Amarante morre vítima da Covid-19: “Meu segundo pai”, disse Diego Teixeira
-
Notícias de Amarante6 dias atrás
Prefeito de Amarante faz homenagem a Firmino Filho: ‘O Piauí está de luto’
-
PIAUÍ6 dias atrás
Cortejo em homenagem a Firmino Filho vai passar por ruas de Teresina
-
GERAL7 dias atrás
Museu Nacional lança livro sobre resgate de acervo atingido por fogo
-
GERAL7 dias atrás
Pesquisa revela que 19 milhões passaram fome no Brasil no fim de 2020
Você precisa estar logado para postar um comentário Login