AMARANTE

PIAUÍ

Em reunião com ministro da Saúde, Wellington cobra coordenação nacional

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias e coordenador do tema vacina do Fórum Nacional de Governadores, participou virtualmente nesta sexta (26) de uma reunião com recém-empossado ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Dias cobrou de Queiroga que o Governo Federal assuma a coordenação nacional do combate ao coronavírus no Brasil.

Durante a reunião, que teve a participação de quase todos os governadores do Brasil e Outros governadores e de integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os gestores reiteraram a necessidade de uma imunização em massa e celeridade em ampliar o Plano Nacional de Vacinação. “Um dos nossos objetivos é que na próxima semana possamos chegar a vacinar 1 milhão de pessoas por dia, como prometeu o ministro”, afirmou Wellington.

Foto: Regis Falcão

Nesse primeiro diálogo oficial, os gestores entraram em consenso sobre a importância de tomar decisões de interesse coletivo, pautadas em estudos científicos. Os govenadores reivindicaram que o Governo Federal acelere a distribuição de vacinas, a disponibilização de novos leitos da UTIs e o auxílio financeiro às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. “Pedimos ainda que o ministro é interceda na elaboração de um plano de controle sanitário nos aeroportos, principalmente dos voos internacionais com regras de quarentena, para evitar a circulação do vírus pelo país”, comentou o governador do Piauí.

Leia Também:  Colisão de moto em Van deixa um morto na BR-343 neste domingo

O chefe do executivo estadual destaca a importância desse tipo de diálogo. “Temos uma sintonia com os municípios e outros estados da federação e essa comunicação é bastante relevante. Fizemos um apelo ao presidente Jair Bolsonaro para criarmos com urgência, um comitê de acompanhamento da Covid-19 no Brasil. Essa integração entre Estado e Governo Federal é muito importante”, disse.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

PIAUÍ

Secretária do Meio Ambiente realiza live de apresentação do ICMS Ecológico 2021

Avatar

Publicados

em


A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, apresentou, nesta segunda-feira (12), por meio de uma live, o ICMS Ecológico 2021. O evento contou com a presença do conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Delano Câmara; da coordenadora da Comissão de Avaliação e Desempenho Ambiental (Cadam), Adriana Sá; do presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos (APPM), Paulo César Moraes e do procurador chefe do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente
da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Lívio Bonfim.

“O ICMS ecológico é um artifício para premiar os municípios que realizam boas ações de gestão ambiental. É importante dizer que os critérios estabelecidos seguem o plano nacional de meio ambiente, na política nacional de meio ambiente e o no que reza a Constituição Federal sobre a responsabilidade dos órgãos federativos com relação à proteção ambiental”, explicou Sádia Castro.

Nove critérios são estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Semar, através do ICMS Ecológico, que classifica o município com o selo A, B ou C. “O município que conseguir cumprir 6 critérios estabelecidos, é contemplado com o selo A. Se quatro critérios forem cumpridos, a cidade será contemplada com o selo B, mas se o município conseguiu atingir apenas três critérios, ele receberá o selo C”, informou a secretária.

Leia Também:  Com destino ao Espírito Santo, SW4 capota e deixa mulher morta no Piauí

De modo geral, os critérios estão relacionados à redução de queimadas e desmatamento, vem como gestão de resíduos sólidos, proteção dos mananciais e a criação da legislação ambiental.

A live foi vista por 186 pessoas, que estão entre prefeitos e secretários municipais do meio ambiente. Para quem não assistiu, o vídeo continua disponível no canal do Youtube da Semar, e o e-mail [email protected] está disponível para tirar dúvidas sobre o Edital, com os auditores fiscal ambiental.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA