AMARANTE

Piauí

Em Brasília, Ellen Gera discute a implementação da Lei da Conectividade

Publicado em

Piauí


A diretoria e o Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) reuniu-se nesta quarta-feira (23), em Brasília. Os secretários estaduais discutiram pautas prioritárias como a implementação da lei que garante R$ 3,5 bilhões para a conectividade de alunos e professores.

O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, que é membro do Conselho Fiscal do Consed, participou do encontro híbrido que aconteceu no escritório do Consed, em Brasília.

“Seguimos trabalhando, mesmo em tempos de pandemia, pela boa educação. Na oportunidade, debatemos temas importantes, como a Lei da Conectividade. Há alguns dias, a Câmara Federal derrubou o veto do Presidente da República e a lei foi sancionada. Com isso, será garantido mais de 3,5 milhões de reais para a conectividade de estudantes e professores durante o tempo de pandemia, no qual as educações remota e híbrida são importantes. Vamos tratar ainda sobre a regulamentação para que, finalmente, o recurso e os aparelhos tecnológicos possam chegar nos estados e municípios e, consequentemente, nos estudantes e professores da Rede Pública”, explicou Ellen Gera.

Leia Também:  Operação Rivales da Polícia Civil prende grupo criminoso com droga, armas e munições em Teresina

Além de Ellen Gera, estiveram presentes os secretários Vitor de Angelo (ES), Cecilia Motta (MS), Getúlio Marques (RN), Leila Perussolo, Fátima Gavioli (GO), e Jerônimo Rodrigues (BA). O secretário Josué Modesto (SE) participou virtualmente para tratar da pauta sobre a aplicação de 25% do orçamento na Educação, a partir do Novo Fundeb.

Fonte: Seduc
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Tribunal dá início à Formação Continuada para Conselheiros de Educação do Piauí

Publicados

em


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), deu início, na manhã desta terça-feira (03), à Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação, reunindo mais 150 de conselheiros de todo o Estado. O ciclo iniciou com a palestra “O desafio da Gestão Democrática e Instituição dos Sistemas Municipais de Educação”, ministrada pelo professor Genuíno Bordignon. De maneira virtual, as formações seguirão um calendário já estabelecido, finalizando no dia 15 de outubro.

Na abertura do evento, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, deu boas-vindas ao público presente, destacando a importância desse momento para o futuro da educação no Piauí. Também compuseram a mesa de honra Maria Antônia Costa, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); Flávia Cordeiro, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC); e Regina Lúcia, vice-presidente da Uncime na região Centro-Oeste. O auditor Gilson Araújo, diretor de Fiscalizações Especializadas do TCE, fez a mediação.

Leia Também:  Águas de Teresina abre inscrições para oficina audiovisual gratuita

Para a presidente do TCE-PI, os conselheiros municipais devem conhecer, além da legislação estadual, o Plano Nacional de Educação (PNE), que estimula a constituição dos Conselhos Escolares e Municipais de Educação. A conselheira destacou, ainda, a importância da participação dos técnicos e servidores em formações para o cumprimento do controle social.

“Essa capacitação vai dar a garantia e a segurança para que os conselheiros possam intervir, em cada um dos seus municípios, da melhor forma possível. Seja orientando, estudando ou trabalhando para a efetividade das políticas públicas na educação”, afirmou a conselheira Lilian Martins.

Gilson Araújo também apontou a atuação do Tribunal de Contas no contexto educacional e a importância das palestras que serão realizadas. “Em 2019, foi criada, no TCE-PI, uma divisão especial voltada para a educação e, desde então, o Tribunal tem se aproximado das instituições ligadas à área. Nessa aproximação, percebemos essa demanda em meio aos conselhos municipais de educação, que manifestaram suas dificuldades em desenvolver os trabalhos por conta da falta de formação adequada”, disse.

Leia Também:  Operação Rivales da Polícia Civil prende grupo criminoso com droga, armas e munições em Teresina

Dando início ao ciclo de formações, o professor Genuíno Bordignon apontou os principais termos contemplados no tema discutido, como educação, suas dimensões e importância da formação de sujeitos, na perspectiva de importantes teóricos. Além disso, foi pontuada a relação entre processos de gestão democrática e educação, que implica em um poder com responsabilidades, articulação e com canais representativos, como os Conselhos Municipais de Educação, entre outros tópicos. Genuíno é referência nacional nos estudos acerca dos conselhos de educação.

Por meio da formação, conselheiros e servidores técnicos das Secretarias Municipais de Educação desenvolverão competências para o exercício de suas funções. No dia 10 de agosto, das 9 às 11 horas, ocorrerá a próxima formação, com o tema “Sistemas, Conselhos e PMEs”.

Confira a programação completa:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA