Com suas praias paradisíacas, cultura riquíssima e aventuras para todos os gostos, não é de se impressionar que o Ceará seja um dos estados mais procurados por turistas brasileiros no verão, bem como durante todo o ano. Assim, no Dia Nacional do Turismo, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) aponta os serviços de atendimento ao turista prestados pelas Forças de Segurança do Estado.
BPTur
No policiamento ostensivo e preventivo das regiões turísticas da Capital, Região Metropolitana e Interior do Ceará, o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), atende tanto os visitantes quanto os cearenses que frequentam essas áreas. Os policiais atuam por meio de policiamento a pé (container e cabine), motocicleta, ciclopatrulhamento e viatura.
Em Fortaleza, há policiais do BPTur da Praia de Iracema à Praia do Futuro. Também há policiamento de apoio na Rodoviária João Thomé, Aeroporto de Fortaleza, Praça do Ceart e Emcetur. Na Região Metropolitana, há postos de apoio no Porto das Dunas, em Aquiraz, e no Cumbuco, em Caucaia. No Estado, o BPTur está presente desde Camocim até a cidade de Icapuí.
Os policiais do BPTur contam, desde setembro de 2023, com novo fardamento. “O novo material é mais leve e frio, consequentemente, não esquenta e, por ser malha, facilita a mobilidade e protege do sol”, explica a 1ª tenente do BPTur, Michelly Freitas.
Deprotur
Trabalhando em conjunto com o BPTur, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), tem como missão dar apoio e atender o turista, em todo o estado do Ceará, que tenha sido vítima de algum delito. “Nos casos de turistas que porventura venham a ser vítima de qualquer tipo de crime em nosso estado, os mesmos devem procurar a Deprotur, ou qualquer unidade da Polícia Civil, para registro do devido Boletim de Ocorrência (BO) para que possam ser efetuadas as diligências necessárias para desvendar o delito”, orienta o delegado da Deprotur, Andrade Júnior.
De acordo com ele, nos casos em que são recuperados algum bem subtraído de vítimas turistas, o objeto é remetido, por meio dos Correios, para seu respectivo proprietário em qualquer endereço do País sem qualquer custo.
O delegado também orienta que todos os turistas que desejem contratar qualquer tipo de serviço que acessem o Sistema Cadastur, do site do Ministério do Turismo, e verifique se o prestador está devidamente cadastrado. Outra dica é, sempre que utilizar serviços de transporte por aplicativos, anotar a placa do veículo do serviço prestado, para facilitar a recuperação de algum pertence.
A PCCE ainda conta com a Delegacia do Aeroporto, também disponível para os turistas. Caso desejem, os visitantes também podem registrar Boletim de Ocorrência (BO) por meio do site da PCCE. A ocorrência será destinada para a Deprotur e as investigações serão devidamente encaminhadas.
Guarda-vidas
Para quem visita o litoral do Ceará, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) estão disponíveis nas principais praias do Estado, além de rios e lagoas. Diariamente, os guarda-vidas estão nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara em torres, viaturas e embarcações.
Além do serviço de orientação de banhistas e prevenção de afogamentos, os guarda-vidas são responsáveis por resgates de afogados; apoio e prevenção com utilização de embarcações; apoio a crianças e pessoas perdidas; atendimento pré-hospitalar clínico e trauma; busca e resgate de animais marinhos; busca e recuperação de vítimas de afogamento e outros apoios institucionais.
“Isso de forma presencial, que a gente chama de preventiva. Estamos no local, dando dicas para que as pessoas não se exponham ao risco. E em todas as outras cidades, nós agimos de forma reativa, ou seja, quando há uma ocorrência, nossas equipes são direcionadas até o local do sinistro”, explica o comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ª CSMAR/BBS), capitão Rodrigo Monteiro Carneiro.
Para aproveitar as praias cearenses com segurança, o capitão Rodrigo faz algumas recomendações. “A dica mais importante é buscar sempre se divertir próximo a um posto de guarda-vidas ativo, conversar com um profissional de salvamento aquático e perguntar a ele qual é o melhor local para a diversão. Ter sempre muito cuidado com as crianças, ficar a um metro de distância, que é a distância que o responsável tem de dar o primeiro socorro caso aquela criança venha a precisar”, orienta.
O comandante também lembra a não misturar o uso de bebida alcoólica e a sempre respeitar as placas de sinalização impostas pelos profissionais de guarda-vidas, além de nunca subestimar a força da natureza ou superestimar a sua força física. “A natureza sempre vai ter mais força e mais energia do que nós”, finaliza.
Ciops
O atendimento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da SSPDS, também é pensado para turistas estrangeiros. Em cada turno de trabalho, um teleatendente bilíngue é disponibilizado. Assim, caso haja a ligação de um estrangeiro, ela é transferida para a devida assistência. Além disso, a operadora de telefonia local também direciona as ligações com números de urgências e emergências internacionais 911, dos Estados Unidos, e 112, da Europa, para a central 190. No ano de 2024, já foram seis ligações de pessoas estrangeiras.
Serviço
BPTur
Endereço: Rua Antonele Bezerra, 176 – Meireles
Contato: (85) 3101-3153
Deprotur
Rua Costa Barros, 1971 – Aldeota
Telefone: (85) 3101.7319
Whatsapp: (85) 3101.2518
E-mail: deprotur@policiacivil.ce.gov.br
1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMAR/BBS)
Rua Vicente de Castro, 5734 – Cais do Porto
Telefone: (85) 3101-1078
Ciops
190
O post Dia Nacional do Turismo: Forças de Segurança do Ceará possuem serviços voltados para turistas apareceu primeiro em Polícia Civil.
Fonte: Polícia Civil do Ceará
Compartilhe este post