A Academia de Letras do Médio Parnaíba empossou na noite deste sábado, 25, a desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro. Hoje ela ocupa a cadeira de número 21, antes ocupada pelo desembargador Tomaz Gomes Campelo.
A solenidade, conduzida pela presidente da Academia, a Dra. Raimunda Celestina, aconteceu na Casa Odilon Nunes, a partir das 19h, com a participação do Diretor do Museu Odilon Nunes, Manoel do Espírito Santo; da acadêmica, Euzeni Dantas; do representante da Academia do Alto do Longá, Viriato Campelo; do acadêmico e ex-secretário de Fazenda, Neto Carvalho, e também do representante da Academia Piauiense de Letras, Herculano Morais.
Em entrevista ao Portal Somos Notícia, a desembargadora falou emocionada sobre a homenagem recebida. “Este é um momento de muita emoção e muita saudade. Eu sou nascida e criada aqui, os meus primeiros estudos foram nesta cidade. É aquela saudade que faz a gente rever tudo. Para mim, esse reviver é um retorno.”
A desembargadora, em seu discurso de posse, não deixou de enaltecer a historiadora, acadêmica e ex-prefeita de Amarante, Emília da Paixão Costa, ocasião em que ela falou da sua firme convicção da sabedoria de Deus.
Ouça o discurso
Edição, postagem, áudio e fotos: Denison Duarte