AMARANTE

Educação

Decreto estadual confirma suspensão do Enem no Amazonas

Publicado em

Educação


O governo do Amazonas publicou na noite de ontem (14) um decreto que suspende a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado, em razão da calamidade provocada pela pandemia de covid-19. As provas estão marcadas para serem aplicadas em todo o Brasil nos próximos dois domingos (17 e 24 de janeiro).

Não foi dada previsão de data para que o Enem seja realizado no Amazonas, onde há mais de 160 mil inscritos, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas.

O decreto estadual foi publicado após a Advocacia-Geral da União (AGU) recorrer, em nome do Ministério da Educação, de uma decisão da Justiça Federal que já havia suspendido a realização do Enem no Amazonas em razão do avanço da pandemia no estado.

No recurso, o governo federal sustentou que as medidas de segurança sanitária previstas pelo Inep são suficientes para prevenir o contágio e que a não realização do Enem no Amazonas prejudicaria a nível nacional o processo de ingresso nas universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Leia Também:  Começam hoje os aulões de revisão da Maratona Enem

Gravidade

O decreto assinado pelo governador Wilson Lima, entretanto, prejudica o recurso da AGU, ao barrar a realização do Enem. Em nota, o governo amazonense disse que a norma “considera a grave crise de saúde pública, em decorrência da pandemia da covid-19”.

Um outro processo que pede a suspensão do Enem em todo território nacional já teve o pedido negado na Justiça Federal de São Paulo. A decisão, contudo, prevê que as provas não poderão ser realizadas caso sejam impostas restrições mais severas de circulação pelas autoridades locais.  

Em um outro decreto, o governo estadual decretou toque de recolher em Manaus, entre 19h e 6h. Devido à falta de leitos e de oxigênio nos hospitais, pacientes começaram a ser transferidos para outras unidades da federação.

Segundo boletim divulgado na noite de ontem (14) pela Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), foram registrados 3.816 novos casos de contágio e 51 mortes nas últimas 24 horas no Amazonas. Desde o início da pandemia, são 223.360 casos e 5.930 mortes no estado.

Leia Também:  Justiça: escolas particulares de SP pedem retorno às aulas do infantil

Edição: Kleber Sampaio

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Tenha um diferencial na sua carreira, faça um upgrade na Avante Educacional

Publicados

em

Venha estudar em uma instituição de qualidade, com excelentes professores, compromisso e respeito, buscando cada vez mais transmitir uma experiência incrível aos seus alunos para que possam transformar conhecimento em ação essa é a missão da Avante Educacional: poder contribuir para uma educação transformadora, gerando um novo olhar a sua volta, aberto a novas possibilidades.

O aluno tem a oportunidade de vivenciar momentos de muita interação, aprendizado, trocas de experiências, expandir sua rede de contatos fazendo networking, tendo a oportunidade de realizar estágio nas instituições parceiras.

Além de usufruir dos benefícios educacionais o aluno Avante Educacional tem descontos nos produtos/serviços das empresas parceiras.

Está esperando o quê para iniciar sua Graduação em Pedagogia ou fazer um dos cursos de Pós-graduação.

Estamos com cursos disponíveis para segundo semestre 2021.2

▫️Iniciar sua Graduação em Pedagogia no semestre de 2021.2 você ganha uma Pós-Graduação

Pós-Graduação em:

▪️Docência do Ensino Superior ;
▪️História do Brasil;
▪️Psicopedagogia Institucional e Clínica;
▪️Educação Infantil, Alfabetização e Letramento;
▪️Serviço Social na Educação;
▪️Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Marketing;
▪️Saúde Pública e Estratégia em Saúde da Família.

Leia Também:  Conheça cinco iniciativas e conteúdos para formação continuada de professores, gestores e equipes técnicas

Além de cursos rápidos de aperfeiçoamentos

Para saber mais fale com um de nossos consultores e faça sua matrícula agora.

Conheça sobre o trabalho da Avante Educacional pelas redes socias @avante.educacional ou pelo 86 99474-8666.

Avante Educacional é parceira da Faculdade Malta.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA