AMARANTE

Piauí

Comitê de Ética e Pesquisa do HGV é revalidado pelo Ministério da Saúde

Publicado em

Piauí


O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi novamente autorizado e requalificado por mais três anos pelo Ministério da Saúde. A decisão foi anunciada pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), órgão encarregado pela análise ética de todas as pesquisas científicas envolvendo seres humanos realizadas nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Para o coordenador do CEP do HGV, Arquimedes Cavalcante, essa autorização de funcionamento proporciona credibilidade às pesquisas realizadas no hospital e em todas as instituições públicas e privadas. “Qualquer pesquisa científica que envolva pacientes precisa passar pela autorização do Conep, mesmo as grandes publicações nas revistas científicas, somente aceita o trabalho, se passar por esta avaliação do Sistema CEP/Conepe, daí a importância do funcionamento deste Comitê”, explica o médico.

O diretor do HGV, Osvaldo Mendes, explica que toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa. “Assim, cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição e o bom funcionamento do CEP”, explica o gestor. Ele acrescenta que o CEP do HGV avalia as pesquisas não somente do HGV, mas de várias instituições públicas e privadas e das Instituições de ensino conveniadas ao hospital.

Fonte: Ascom HGV
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pequenos negócios terão linha de crédito especial
Propaganda

Piauí

MPPI realiza inspeção virtual na Unidade de Pronto Atendimento de São Raimundo Nonato

Publicados

em


O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou na terça-feira (22) inspeção virtual na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato. O trabalho de fiscalização foi feito por videoconferência, em respeito às recomendações de contenção e prevenção à Covid-19. A vistoria foi coordenada pelos promotores de Justiça Gabriela Almeida e Jorge Pessoa.

O objetivo das inspeções promovidas pelo Ministério Público Estadual é aprimorar o serviço público de saúde. Representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Piauí (Coren) e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito-14) também participaram da auditoria na unidade de saúde. A UPA de São Raimundo Nonato funciona de forma exclusiva para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus. Em particular, a equipe de inspeção averiguou a situação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19. Atualmente, a unidade possui 15 leitos clínicos e 20 de terapia intensiva (UTI).

Leia Também:  Júlio Arcoverde se reúne com prefeitos e ex-prefeitos aliados

Além dos promotores de Justiça, a equipe de vistoria foi integrada também pelos médicos do MPPI, Celso Pires Filho e Viviane Pompeo. Os dois profissionais vão elaborar relatórios técnicos sobre o trabalho de inspeção. Os documentos devem subsidiar a atuação dos promotores de Justiça para requerer junto ao estado e ao município o aperfeiçoamento da unidade de saúde inspecionada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA