Menu...

Última Notícia

17 de dezembro de 2017

Na Câmara, Prefeitura de São Francisco do MA oficializa lançamento de programas no município


Hospital de Olhos

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, em momento solene na Câmara de Vereadores, realizou nessa sexta-feira (22) o lançamento oficial dos novos programas ‘Construindo um Melhor Ideb’, ‘Construindo um Novo Sorriso’ e ‘Criança Feliz’, todos ligados respectivamente à Educação, Saúde e Assistência Social.

O público franciscoense participou do evento ao lado do prefeito Adelbarto Santos, do vice-prefeito – Júnior Furreca, e também dos assessores da atual administração, coordenadores dos referidos programas e do ex-prefeito Valdivino Nepomuceno.

NA EDUCAÇÃO
O secretário Francemilton Soares considera que o desempenho dos alunos é a justificativa da implantação no programa no município.

“Objetivo do programa é melhorar o Ideb de São Francisco do Maranhão. Na verdade iniciamos o programa fazendo um pré-teste com os alunos do 5º e 9º ano. O ensino no nosso município está entre os piores do Estado. Essa é a justificativa da implantação do programa”, afirmou.

Segundo ele, “o programa em si não vai resolver”. O secretário assegura que é preciso o apoio das famílias e de todos os envolvidos na educação. “Precisamos da ajuda de todos os envolvidos na Educação, por exemplo, a direção da escola e as famílias, que terão que incentivar os filhos a irem à escola nesses horários Extra. Serão aulas diferenciadas com professores preparados mostrando a realidade da matemática e do português no cotidiano.

NA SAÚDE
O secretário municipal de Saúde, Raimundo Neto, explicou ao público presente a necessidade de implantação do programa Construindo um Sorriso Melhor. Durante sua fala, ele explanou a importância das ações já realizadas no município.

“Eu vou dizer aqui o que nos levou a fazer o lançamento deste programa ‘Construindo um Novo Sorriso’: quando recebemos a Secretaria Municipal de Saúde em Janeiro nós encontramos apenas um consultório e cinco equipes de PSB e apenas um consultório da sede funcionando, mas chegamos à conclusão de que o SUS não é apenas para esperar o usuário procurá-lo, é para ir até o usuário, até as famílias que precisam.

“Nós começamos a ver umas dificuldades geográficas de dentro do município de São Francisco do Maranhão . Imagine só a dificuldade de uma pessoa sair da comunidade sítio para um tratamento odontológico na comunidade Tapera, isso já vinha de muito tempo antes.”

Enquanto fotos iam sendo exibidas, ele mostrava as condições em que foram encontrados os gabinetes e as ações já desenvolvidas para melhoria dos atendimentos.

NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ao Somos Notícia, a secretária Helaine Wiselle assegurou que o programa Criança Feliz traz uma proposta de incentivo às famílias franciscoenses em relação à formação e aos cuidados com as crianças.

“Nós propomos através do programa as formas adequadas de cuidados com a criança, a partir do processo de amamentação e dicas de nutrição infantil, o que é necessário para o bem-estar e uma vida de qualidade. Vamos também acompanhá-las ao longo do seu desenvolvimento infantil para que tenham uma perspectiva de vida saudável. O objetivo de trazermos para São Francisco do Maranhão este programa é a promoção do desenvolvimento integral na fase mais importante dessas crianças”, afirmou a secretária.

AVALIAÇÃO REGIONAL

O gestor da Unidade Regional de Educação de Timon, Regino Noleto, participou do evento e parabenizou ao prefeito e ao município pela oficialização do lançamento dos novos programas em São Francisco do Maranhão.

“Município está de parabéns! A ação do Prefeito é muito importante. Nós não podemos ver a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos se não for através da Educação. Os índices (Ideb e IDH) hoje são muito negativos. Com esses novos programas com certeza os resultados não vão ser imediato, mas vão chegar satisfatoriamente. Essas ações vêm para fortalecer esses índices, esses resultados”, disse ele.


O vice-prefeito, Júnior Furreca, assegura que o município deu um passo muito importante para a melhoria dos índices do Ideb e IDH. “É muito importante a implantação desses programas em São Francisco. É mais uma etapa do nosso planejamento de governo para melhorar os índices sociais em São Francisco Maranhão. A gente sabe que o IDH de São Francisco está entre os 30 piores do estado. Portanto, estamos trabalhando ações que possam melhorar esses resultados cada vez mais.”

O prefeito Adelbarto Santos, após cumprimentar o ex-prefeito Valdivino Nepomuceno e ao público, fez uma explanação da importância dos programas oficialmente implantados no município na noite desta sexta-feira.

CONSTRUINDO UM MELHOR IDEB – “Nós fizemos questão de lançar os três novos programas juntos porque envolvem a Educação a Saúde e Assistência Social. Hoje, nós entendemos que estamos preparados para construir uma nova Educação junto com os professores, com os pais e com os alunos. Eu fico triste de saber que um aluno do 5º ano não sabe ler uma carta do seu pai. O que nós queremos envolver toda a sociedade franciscoenses para que de fato a gente tenha os nossos jovens, daqui a 4 ou 5 anos, competindo de igual para igual com todo o Brasil em concursos e vestibulares.”

CONSTRUINDO UM NOVO SORRISO – “Quando lançamos esse programa nós sabíamos o que tínhamos. Nós descobrimos que a população não tinha acesso ao dentista. A comunidade Almas, por exemplo, que não tinha nem água, nós estamos agora levando a Saúde por que saúde não tem preço. Construindo um Novo Sorriso é um projeto que nós queremos desenvolver com uma parceria com a Secretaria de Educação. Para o próximo ano nós queremos que o programa esteja nas escolas doando escovas dentais para que de fato todos possam ter um sorriso melhor.”

CRIANÇA FELIZ – “Nós estamos também lançando o programa Criança Feliz. Esse programa trata exatamente da fase mais importante do ser humano que é formação da mentalidade, aquilo que a gente quer para o nosso filho. A ideia não é querer ensinar a criar os filhos, mas chamar os profissionais de Saúde e prestar assistência para que ela tenha uma sociedade muito melhor.”

Ainda durante o momento solene, o público aplaudiu a participação do Balé Social da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Apresentação e lançamento dos novos programas | Fotos: Denison Duarte e Vando Clepi


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE