Menu...

15 de dezembro de 2017

‘Será um desafio’, disse Elson Aires, empossado para governar São Francisco do MA por 49 dias


Hospital de Olhos

O vice-prefeito de São Francisco do Maranhão, Elson Aires, deixou o cargo para assumir o comando da prefeitura na tarde desta sexta-feira (11).

Elson Aires vai responder pelo executivo municipal por tão somente 49 dias, quando deve assumir a prefeitura o novo gestor Adelbarto Santos, a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

O momento solene desta sexta aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores em obediência à decisão judicial, que determinou o afastamento do prefeito Valdivino Nepomuceno em razão da prática de atos de improbidade administrativa.

O candidato de Valdivino Nepomuceno nas últimas eleições, Natanael Almeida (PP), foi derrotado nas urnas com maioria de 1559 votos para Adelbarto Santos e Júnior Furreca – prefeito eleito e vice no município, respectivamente.

O turbulento governo de Valdivino foi marcado por manifestações por parte de servidores da Educação, Saúde, Administração, como também da população do município.

A sessão extraordinária para a posse do prefeito Elson Aires aconteceu com a presença da população de São Francisco do Maranhão e autoridades locais, além de representantes do Legislativo Municipal.

O vice-prefeito eleito, Júnior Furreca, também participou da solenidade, representando o futuro gestor, Adelbarto Santos, que está em Brasília participando de um congresso com os prefeitos eleitos de todo o Brasil, evento iniciado no último dia 9 e encerrado nesta sexta-feira (11).

O autor do ação contra Valdivino foi o Ministério Público Estadual, que requereu a condenação do réu nas penas do art.12 da Lei nº 8.429/92. A decisão foi da Exmª. Juíza de Direito, Srª. Flávia Pereira da Silva Barçante, Titular da Comarca de São Francisco do Maranhão.

Elson Aires, considera um desafio fazer um governo de 49 dias, mas garante: a prioridade vai ser fazer um levantamento dos débitos da prefeitura com o funcionalismo para tentar, ao máximo, pagar os servidores.

Nos autos, o Ministério diz que “os servidores municipais não receberam os salários dos meses de agosto, setembro e outubro do ano 2016 e que não há nenhuma garantia de pagamento dos servidores nos meses vindouros.

“O atraso no pagamento dos salários dos servidores do Município de São Francisco do Maranhão/MA, decorre somente da vontade do requerido”, diz o Ministério Público.

Por outro lado, Elson Assegura que não há tempo para constituir uma gestão como merece o município. Por esta razão, vai focar a atenção aos servidores e tomar as devidas providências para que a transição ao governo de Adelbarto e Furreca aconteça da melhor maneira possível.

A vereadora Iverlene Ribeiro considerou que a união de todos em favor do município vai favorecer o governo de Elson Aires e beneficiar o município. Ela acrescenta ainda dizendo que “essa decisão do Ministério Público foi oportuna. Foi um mandato de 4 anos anos com a Saúde na UTI, Educação precária, cidade suja, salários atrasados. Vamos tentar resgatar o que há de melhor na nossa cidade”

O novo gestor diz que, apesar da decisão judicial as contas da prefeitura estão acessíveis ao seu governo interino.

“Será um desafio. São Francisco do Maranhão está num momento muito difícil, mas, com a ajuda da população, eu tenho certeza que vamos superar as maiores barreiras”, disse Elson Aires.

Ele reforça que a atenção do seu governo será voltada ao pagamento dos servidores e à transição. “A prefeitura está totalmente desorganizada. Vamos fazer o possível! Tudo que tiver de recurso, será destinado ao pagamento dos servidores. Vamos colocar em dia os salários! Esse é nosso compromisso! O segundo ponto é a transição, que será também prioridade. Vamos fazer o que for possível para uma boa mudança de governo.

Em relação ao secretariado, ele assegura que não haverá como fazer todas as nomeações. “Pelo menos nos pontos básicos nós vamos fazer nomeações, a exemplo de Finanças, Saúde, Educação e Ação Social.”

Posse de Elson Aires

posse-bce3aa29-205c-41c8-baed-536a5c2e9b69 posse-4cecb5b1-09c2-40cf-be2c-879b66b60e26 posse-059df95f-9175-4862-9ab3-0de2bb9a0b0b posse-257dc330-ec86-437b-a486-c13b58019528posse-3f0005a7-c6fa-4f02-8447-80b6e158e029posse-ecca89fc-8f92-44d7-91f0-6502a199fb51


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE