Menu...

12 de dezembro de 2017

Sessenta produtores participam de capacitação sobre criação de caprinos em São Francisco do MA


Hospital de Olhos

Aproximadamente 60 pessoas da comunidade Sítio, zona rural de São Francisco do Maranhão, receberam uma capacitação sobre criação de caprinos e ovinos nesta quarta-feira (26).

A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, que possibilitou questionamentos diversos sobre o manejo, cuidados com a saúde animal e índice de produção e consumo da carne no Brasil.

Por parte do governo do estado, as iniciativas visam a melhoria do aumento da produção da carne de caprino e ovinos através das capacitações no interior do Estado e nas zonas rurais dos municípios maranhenses.

“Esses encontros possibilitam que os participantes adquiram técnicas de criação dos animais com aplicação correta de tecnologia, pois eles ainda realizam a criação dos animais de modo empírico”, disse a veterinária da Agerp, Maria Luíza.

O secretário municipal de Agricultura, Leôncio Bezerra, participou do evento e avaliou como positiva a iniciativa da prefeitura e do Governo do Maranhão. “Essa preocupação do governo do estado com a produção com qualidade é também do nosso município. Essa parceria com o governo do Maranhão fortalece o nosso desenvolvimento. Pretendemos ampliar a produção desses animais em São Francisco do Maranhão, mas essa produção tem que acontecer de forma adequada para resultar na obtenção da carne de qualidade”, disse ele.

O prefeito Adelbarto Santos, ratifica as considerações do secretário Leôncio Bezerra e diz ainda que “São Francisco do Maranhão vai ter o olhar da gestão voltado à caprinocultura e ovinocultura como uma fonte alternativa de renda”. Segundo ele, “a criação de animais será um dos pontos de evolução da economia do município, que terá o apoio do governador Flávio Dino”.

Participaram do evento o técnico agrícola, Henrique Sampaio; a assistente social, Maíse Roque; o engenheiro agrônomo, Ivo Marques; o gestor da Agerp, Edinaldo Quirino; o servidor municipal, Luís Reis; a veterinária, Dra. Maria Luíza; o técnico do Mais IDH, Luís Delmir; a supervisora técnica, Sílvia Barbosa; o técnico do IDH, Franklin Denilson; dentre outros.

A finalização da capacitação aconteceu com um momento dedicado à culinária, quando os participantes aprenderam a preparar um dos pratos típicos do Maranhão, a buchada de bode.

Capacitação sobre criação de caprinos e ovinos | Fotos: Vando Clepi

Radar Financeira

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE