Menu...

25 de Abril de 2018

Prefeitura empossa Comitê que visa diminuir mortalidade materno infantil em São Francisco do MA


Hospital de Olhos

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa sexta-feira (6) na Câmara de Vereadores a apresentação e posse da equipe que vai comandar o Comitê de Combate à Mortalidade Materno Infantil e Fetal, que vai atuar no município.

O prefeito Adelbarto Santos e o secretário de Saúde – Raimundo Neto participaram do momento solene com a participação dos legisladores franciscoenses. Tomaram posse: a presidente Lucilene, o vice-presidente Francisco Sena e a secretária Jaiane.

A articuladora municipal do pró-Selo Unicef, Tânia Sobreira, assegura que é necessário valorizar a iniciativa do município. “Muitos pais não conseguem, pela cultura, compreender o tamanho da perda que é, mas nós, enquanto voz na sociedade, precisamos valorizar essa iniciativa. A Secretaria de Saúde está de parabéns por aderir a esse projeto. Que o comitê possa trabalhar conjuntamente.”

A implantação do programa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, que deverá contar com a participação da nova equipe para a redução da mortalidade infantil no município. “O motivo é de honra para nós, que escolhemos dar posse ao Comitê, que é formado por voluntários. A Secretaria Estadual quer diminuir a mortalidade infantil. Nós, com muito prazer, damos posse a todos que vão poder trabalhar com a Secretaria para trabalhar de modo essencial essa prevenção”, disse Raimundo Neto.

O prefeito Adelbarto Santos menciona os passos que o município deu nos avanços à saúde. “Não tínhamos uma sala de parto, mas só tínhamos a boa vontade. Termos franciscoenses nascendo aqui foi um passo muito importante. Posteriormente lançamos o programa criança feliz, e hoje estamos lançando o comitê com uma equipe de profissionais para ajudar na parte mais importante que é o nascimento de um ser humano. A gente acredita que a Saúde melhorou e agora estamos começando a aprimorar na qualidade do atendimento à saúde.”

O prefeito anunciou para os próximos meses a aplicação de R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos e, consequentemente, para a melhoria na qualidade no atendimento à saúde.

Apresentação e posse do comitê

Fotos: Vando Clepi

Tags:

Comente aqui

Sed quis, commodo velit, nunc Aliquam