Menu...

23 de junho de 2018

Carreta da Mulher Maranhense inicia atendimentos em São Francisco do MA


Hospital de Olhos

O município de São Francisco do Maranhão recebeu nesta segunda-feira (4) a Carreta da Mulher Maranhense para atendimentos no município. A ênfase é a oferta de serviços em Saúde por meio de consultas e exames, como também o combate à violência contra a mulher, através de palestras. A ação integrada é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Maranhão.

De acordo com a assessora da Itinerância Mulher Maranhense e coordenadora da Carreta, Kerllen Lopes, “a função principal é focar e conscientizar as mulheres”. Segundo ela, qualidade nos atendimentos é a meta principal. Os atendimentos acontecem nos dias 4 e 5 de junho.

“Priorizamos qualidade. A aceitação da carreta é muito boa por conta da parceria do governador com os municípios em prol da saúde das mulheres. A gente faz diversos procedimentos em Saúde e até mesmo orienta com palestras, que são o carro-chefe da carreta”, disse ela.

Levar as ações do governo Flávio Dino a todo o estado, segundo a conselheira estadual de Mulheres, Raimunda dos Santos Silva (a Dica), é o diferencial do Governo do Maranhão. “Esse é o diferencial do Flávio Dino: estar perto do povo. A gente prioriza as mulheres mais vulneráveis que estão na zona rural que às vezes deixam de priorizar a vida para priorizar a roça. Estamos oferecendo mamografia, prevenção, vacina contra gripe e teste de HIV. As carretas chegam a todos os municípios do estado. Esse é um trabalho, cujo atendimento é sem fronteira.”

As mulheres, segundo o secretário municipal de Saúde, vão ser atendidas nos dois dias de permanência da Carreta das Mulheres em São Francisco. “A gente quer deixar claro que as fichas foram feitas, as informações já estão no sistema. Geralmente a gente encaminha as mulheres para Timon. Com a carreta em São Francisco do Maranhão, vamos atender a todos, pois são cem vagas. Se a mulher está dentro do perfil de 50 a 69 anos ela vai fazer a mamografia. A prevenção é livre para todas as mulheres, são 60 pela manhã e 60 à tarde.”

O prefeito Adelbarto Santos participou dos momentos iniciais no local dos atendimentos.. Ele disse ao Somos Notícia, que há avanços consideráveis na Saúde do município. “Quando assumimos, tínhamos um hospital que mal abria as portas, não tinha médicos. Essa ação prioriza as mulheres, e a gente tem trabalhado muito bem esse assunto, a gente entende que deu um passo muito grande na qualidade de vida da mulher franciscoense. São Francisco do Maranhão era esquecido. Com isso mostramos respeito pela população, aos poucos estamos mudando essa realidade. Estamos felizes com essas mudanças.”

Fotos: Denison Duarte

Carreta da Mulher Maranhense em São Francisco do MA

Comente aqui

libero fringilla eleifend risus. dapibus Nullam id tempus facilisis venenatis, libero