3:11 pm - sexta-feira novembro 22, 4785

Sindicato reúne pescadores de Amarante e confirma participação em manifesto na capital

Edição e postagem: Denison Duarte, em 29-02-2016 18:35 | Última modificação: 29-02-2016 18:35
Hospital de Olhos

Sindicato em manifesto – Os pescadores de Amarante estiveram reunidos neste domingo(28) discutindo sobre a manifestação que vai acontecer no próximo dia 3, quinta-feira, em Teresina.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Pescadores, José de Arimatéia, nesse dia a capital do Piauí vai receber pescadores de todo o estado.

“Vamos levar um ônibus com pescadores. Vamos nos juntar a outros da categoria em Teresina porque não podemos aceitar o que define a portaria da ministra Kátia Abreu, suspendendo o seguro ao pescador”, disse o presidente.

O seguro-defeso é um benefício concedido aos pescadores na época da Piracema, ficando os pescadores impedidos de pescar no período, sob fiscalização do Ibama. Segundo o presidente do Sindicato de Amarante, a portaria autoriza a volta da pesca no período, “mas os pescadores estão receosos”.

A reunião do último domingo, em Amarante, tratou também das dificuldades encontradas pelos pescadores após a suspensão do seguro-defeso.

“Vamos nos reunir com vários órgãos, um deles é a Superintendência da Agricultura, que hoje é responsável pela pesca no estado. A gente vai entrar em contato também com a Previdência Social, que é responsável pelo repasse do seguro-defeso”, completa José de Arimatéia.

De acordo com o Ministério, a suspensão aconteceu para uma reavaliação e recadastramento dos pescadores de todo o Brasil. O intuito, de acordo com a ministra, é evitar que fraudes aconteçam.

O MAPA emitiu uma portaria suspendendo o repasse do Seguro-defeso por 120 dias. Expirado o prazo, a decisão foi prorrogada por igual período, permanecendo os pescadores sem receber o recurso, e com receio de voltar a pescar.

Sindicato em manifesto próximo dia 3

pescadores Amarante1 pescadores Amarante2 pescadores Amarante3 pescadores Amarante4 pescadores Amarante5
Edição e posgagem: Denison Duarte
Fotos: José de Arimatéia

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE