Menu...

23 de junho de 2018

Piauí Conectado vai contemplar Amarante com internet em fibra ótica


Hospital de Olhos

O Governo do Piauí assinou nesta terça-feira (5) o contrato da Parceria Público-Privada (PPP)  que vai oferecer internet de maior qualidade aos municípios do Piauí por meio da rede de fibra óptica. O objetivo, segundo o governo, é ampliar consideravelmente a capacidade de atendimento às demandas dos cidadãos com eficiência e celeridade na prestação de serviços.

Essa PPP tem a finalidade de construir operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados voz e imagem com inclusão de serviços associados para o estado do Piauí.

O valor do investimento é da ordem de R$ 211 milhões durante um período de 30 anos. Desse valor, R$ 165.323.457,29 serão destinados a obras nos dois primeiros anos de contrato para implantação de 5 mil km de rede de fibra ótica no estado, ocasião em que serão instalados 1500 pontos de internet.

Por meio do programa Piauí Conectado, segundo informações, 96 municípios vão ser atendidos diretamente pela rede de fibra ótica, dentre eles Amarante, o que vai permitir acesso à informação a aproximadamente 2,4 milhões de pessoas em todo Piauí, o que corresponde a 80% da população.

Além da conectividade que será voltada à administração pública do Estado do Piauí, o programa prevê a instalação de pontos de acesso livres em todos os municípios abrangidos pelo projeto, garantindo o acesso da população à internet de qualidade e de forma gratuita.  Com o sinal de comunicação digital instalado nas praças e orlas a população das cidades poderá se conectar a internet pelo sistema wi-fi.

A Parceria Público-Privada visa também melhorar a qualidade da relação dos órgãos públicos com os cidadãos, garantindo  e ampliando o acesso à informação.

O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, considera que o programa é importante por aproximar as pessoas, além de suprir uma grande necessidade a nível de governo. “Essa PPP era o que o nosso estado precisava. Esse investimento vai conectar pessoas à rede mundial por meio de um serviço de qualidade como nunca foi visto em nosso estado, modernizando a forma de prestação de serviços. O melhor é sabermos que Amarante está na lista dos municípios beneficiados. O que for necessário para apoiar essa iniciativa, vamos colaborar, sem dúvida.”

VEJA A RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Tags:

Comente aqui

libero. eget tristique massa Aenean non commodo