Menu...

Última Notícia

12 de dezembro de 2017

Profissionais de saúde participam de oficina sobre Atenção Básica e discutem melhoria nos serviços


Hospital de Olhos

Os trabalhadores da saúde do município de Amarante participaram nesta quarta-feira (31) da Oficina de Atenção Básica, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde do município.

O objetivo do encontro foi a discussão de melhorias na regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Amarante como também na rede municipal dos serviços de saúde do Sus em Amarante.

A palestra girou em torno do que o ministério oferece aos municípios, assim como da rede municipal dos serviços existentes como o CRAS, Nasf, Creas e Caps.

Na ocasião da oficina, a palestrante e secretária de Saúde, Antônia Carvalho, apresentou conceitos, estrutura, funcionamento a finalidade e organização da regulação existente em Amarante envolvendo todos os serviços oferecidos.

Ela fez comentários sobre a pactuação dos serviços entre o estado e o município. “Os médicos se mostraram interessados em colaborar com a organização desses serviços. As vagas são mínimas e estamos nos organizando para um resultado melhor dessa pactuação”, afirmou a secretária.

A origem do tema

“A gente percebeu a necessidade de discutir sobre o assunto desde a participação da Secretaria Municipal de Saúde no VII Congresso de secretários municipais de saúde do Estado Piauí, que aconteceu em Teresina”, reforçou a coordenadora municipal da Atenção Básica, Fátima Noleto.

O segundo momento da oficina está previsto para o próximo dia 14, quarta-feira, dando continuidade as discussões acerca das dificuldades encontradas na regulação e nos serviços.

“Vimos os problemas do município e do estado do Piauí. Nós precisamos mudar nossa realidade! Durante a Oficina, tivemos que informar o porquê dessa dificuldade. Constatamos que exames e consultas especializadas ficaram acumulados. Discutimos também o encaminhamento de casos desnecessários enquanto os casos necessários foram esquecidos”, encerrou.

A oficina sobre a Atenção Básica foi realizada na sede da Secretaria de Assistência Social. Participaram profissionais de Estratégia da Saúde da Família, representantes do Conselho Municipal de Saúde e coordenadores do Creas, Caps e Nasf.

Oficina de Atenção Básica | Qualidade dos serviços em discussão (Fotos: Leomar Duarte)

Radar Financeira

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE