Menu...

25 de Maio de 2018

‘Nucleação de escolas de Amarante é necessário’, diz prefeito na abertura da Jornada Pedagógica


Hospital de Olhos

NUCLEAÇÃO DE ESCOLAS DE AMARANTE – Profissionais da Educação, em Amarante, iniciaram na manhã desta quarta-feira (31) a Semana Pedagógica, intitulada pela organização de Jornada Pedagógica. O evento foi realizado pela Prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação, no Salão Paroquial e trouxe como objetivo o preparo dos professores para o retorno às aulas no município.

A Secretaria de Educação adotou este ano o seguinte tema de matrícula: ‘Fora da escola, não pode!’, e convidou o professor e pesquisador amarantino, Lucas Emanuel Vilarinho Miranda, para palestrar ao público presente sobre o assunto.

A melhoria da Educação foi o foco das discussões. De acordo com o secretário Ironilson Lima, essa melhoria depende de modo exclusivo da mão-de-obra qualificada que tem o município. Segundo ele, mais de 95% dos professores são pós-graduados.

“Fazer a educação não é fácil, e trabalhar em escola pública também não é fácil. Sou da Rede Municipal de Educação desde 2004 e conheço de perto a luta de cada professor. Mais de 85% dos nossos professores têm uma licenciatura, ou mais de uma. 95% dos nossos professores são pós-graduados e especialistas. Nós precisamos usar essa qualidade, esse intelectual na melhoria da nossa educação”, disse ele ao informar que Amarante está com o Ideb abaixo do que almeja a gestão municipal.

Para o prefeito Diego Teixeira, o cenário de dificuldades só pode ser transformado de modo organizado e não pode ser de modo repentino. A nucleação (Processo que tem por objetivo a organização do ensino no meio rural, em escolas-núcleo), segundo ele, já vem sendo preparada desde o início de 2017, e precisa acontecer de modo prático para o avanço dos alunos.

“A gente acompanha de perto a educação, e sabemos das dificuldades das escolas, como toda a sociedade amarantina também sabe. Vocês, professores, é que sentem isso mais de perto. Essa realidade nós não conseguiremos mudar de um dia para a noite. Neste início de ano letivo estamos realizando parte da nucleação que é necessária para o avanço dos nossos alunos, mas nós temos que fazer isso de modo organizado, planejado como já vem acontecendo”, disse o gestor.

A situação estrutural contemplada com reformas e ampliações de escolas é, segundo ele, outro ponto importante para a nucleação. Diego Teixeira aproveitou para pedir empenho dos profissionais na formação dos alunos. “Montamos um planejamento de ampliação das escolas e, durante o ano, vamos fazer intervenções em todos os colégios do município. Ao longo dos anos a gente vai fazendo essas mudanças, que somente chegaremos a elas com o empenho dos professores. A gente quer pedir empenho aos professores porque os pequeninos que estão lá é que vão construir o futuro da nossa cidade”, encerrou.

 

Nucleação de escolas de Amarante em discussão na Jornada Pedagógica

Fotos: Gisele Duarte

nucleação de escolas de Amarante jornada pedagógica semana pedagógica

Foto: Gisele Duarte

Tags:

Comente aqui

justo at facilisis felis in leo elit. adipiscing tristique