3:11 pm - domingo novembro 24, 7309

Músicos decidem reativar banda Nova Euterpe de Amarante depois de quase cinco anos desativada

Edição e postagem: Denison Duarte, em 01-09-2015 11:10 | Última modificação: 02-09-2015 09:54
Hospital de Olhos

Com quase cinco anos desativada, a banda de música de Amarante, Nova Euterpe, está voltando aos palcos dos eventos festivos, desta vez, de forma independente. A informação é do trompetista, Orlando do Espírito Santo.

Os ensaios estão acontecendo na Casa de Cultura, Museu Odilon Nunes, nas terças-feiras. Um dos primeiros eventos após o retorno será a animação dos festejos de Amarante, em dezembro. “Nós iremos fazer a animação de outros eventos em municípios vizinhos”, afirmou o saxofonista João Wilson.

A banda participou recentemente da Semana Nacional da Família, em Amarante, evento da Igreja Católica; e também do aniversário de Angical do Piauí, em julho.

Criada em 1910 pelo desembargador Demóstenes Ribeiro Gonçalves, a banda foi revitalizada em 1975 pela então prefeita Emília da Paixão Costa com os músicos das bandas Carlos Gomes, Estrela e Euterpe (fundadas pelo desembargador), passando a se chamar Nova Euterpe.

Sempre presente em eventos e datas marcantes como 7 de setembro, semanas culturais, carnavais, festejos de Amarante, entre outros, a banda, sempre mantida pela prefeitura, foi desativada há mais de quatro anos pela atual administração pública municipal.

“A Nova Euterpe sempre foi mantida pela prefeitura. Ela (a prefeitura) nos orientou a criar uma associação para ter como comprovar o pagamento dos músicos. A associação foi criada, mas foi abandonada seis meses depois pela administração atual, quebrando uma tradição de mais de cem anos”, lamentou o presidente da Associação dos Músicos da Banda Nova Euterpe, Orlando do Espírito Santo.

Questionado pelo Somos Notícia sobre a manutenção dos instrumentos, João Wilson, mostrou-se preocupado, mas foi incisivo na resposta. “Cada músico deverá arcar com os custos do seu instrumento.”

Atualmente a Nova Euterpe possui 17 componentes, todos do município de Amarante. De acordo com os músicos a expectativa do público amarantino é grande para o retorno. “Por ser uma cultura viva que Amarante possui, nós não podemos deixar morrer essa tradição que faz história há tanto tempo”, encerra João Wilson.

Para contratar a banda, entrar em contato com Orlando (86 9 99067740) ou João Wilson (86 9 98220731)
Edição e postagem: Denison Duarte
IMG-20150311-WA0016

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE