3:11 pm - terça-feira novembro 24, 0499

Imortais homenageiam mulheres de Amarante na Academia de Letras e tomam posse ao novo biênio

Edição e postagem: Denison Duarte, em 19-03-2017 15:39 | Última modificação: 21-03-2017 19:04
Hospital de Olhos

MULHERES HOMENAGEADAS – Os imortais da Academia de Letras do Médio Parnaíba, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores, homenagearam as mulheres na manhã deste domingo (19), em Amarante, durante a solenidade de abertura do ano acadêmico.

Na ocasião foi também empossada a nova diretoria para o biênio 2017 – 2018. Dra. Raimunda Celestina Mendes da Silva e Francisco Alves de Almeida (Dr. Tatá) assumiram os cargos de presidente e vice, respectivamente. Na direção, a imortal Euzeni Dantas foi empossada ao cargo de Diretora da Sede.

O prefeito Diego Teixeira participou do momento solene e deixou sua mensagem às mulheres, além de destacar o início do resgate da cultura no município.

Ele enalteceu a banda Nova Euterppe, presente no ato solene, como um dos primeiros passos rumo à restauração cultural de Amarante. “Nós estamos nos organizando para trazer uma escola de música ao município. Isso será o próximo passo para ampliarmos essa questão cultural”, disse ele.

“Visitamos a sede do prédio da Academia. Em parceria, fizemos uma limpeza no estabelecimento. Um dos nossos propósitos é tornar a Academia uma entidade pública para que receba dividendos e recursos do município e também do estado”, completou.

Ainda no evento, Diego Teixeira, sugeriu aos imortais o desenvolvimento de um trabalho intelectual nas escolas da rede municipal de ensino, a partir das obras literárias de autores da Academia. A ideia foi aplaudida pelos imortais da Academia e pelo público presente.

“Deixo como sugestão, pois é necessário que se faça um concurso literário ou uma semana literária que possa trazer ao aluno a vontade de ler, para que eles possam conhecer nossos poetas  e escritores. Essa cultura não pode ficar presa a um grupo pequeno”, encerra.

Ouça o discurso do gestor:
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/313671559″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]
O escritor imortal Francisco Catarino deixou sua mensagem homenageando as mulheres em nome da Academia. “A mulher é intuitiva, é mais sonhadora, é conselheira, é parceira no trabalho, é a melhor amiga de todas as horas”, disse ele em sua homenagem.

O momento solene reservou também uma homenagem ao secretário de Educação Clístenes Moura, que recebeu um Kit da Coleção Centenária, montado pela Academia Piauiense de Letras. Ao todo são cem livros. A entrega foi feita pela Dra. Raimunda Celestina.

Mulheres homenageadas

Valderez Ribeiro Soares, Ana Tércia Sousa Carvalho Teixeira, Iara Luíza Feitosa Moura e
Celina Silva.

Da Academia de Letra de Belas Artes de Floriano (Albeartes), participaram Bruno dos Santos, Emília Cristina, José Paraguaçu, Mundinha Lopes, Socorro Moura, José Benedito dentre outros.

De Amarante participaram o prefeito Diego Teixeira, a secretária de Assistência Social, Ana Tércia; o vereador Ironilson Santos; o secretário de Finanças, Professor Adriano; e a supervisora de Ensino, Doriana Reis.

Dentre os imortais da Academia de Letras do Médio Parnaíba estavam Euzeni Dantas, Elizete Napoleão, Márcio Freitas e Francisco Catarino.

 

Academia de Letras (Áudio e fotos: Denison Duarte)

mulheres homenageadas

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE