Menu...

Última Notícia

15 de dezembro de 2017

Amarante: Magia da Capoeira gradua 20 alunos e realiza momentos de lazer entre capoeiristas


Hospital de Olhos

Grandes nomes da capoeira no Piauí e Maranhão participaram do festival do grupo Magia da Capoeira no Ginásio Poliesportivo Municipal, em Amarante, na tarde deste sábado (18).

Além de ser considerado um encontro de confraternização entre os profissionais, o evento teve como foco principal o batizado de 20 alunos, que também receberam certificados pela mudança de graduação.

“A partir do momento que o jovem vem à academia e faz os treinos, ele vê que existe uma forma de se libertar através do esporte. Hoje, em Amarante, é um dia de festa para os capoeiristas”, considerou o mestre Caçador, de Timon-MA.

O mestrando Ninja, do grupo Nação Zumbi – de São Gonçalo do Piauí, acredita nos festivais como uma oportunidade de os jovens ingressarem verdadeiramente como cidadãos na sociedade.

“A capoeira é onde se desenvolve a educação e é onde o aluno se projeta para a vida. A capoeira vem contribuindo com essa missão. Um intercâmbio que realizamos em São Gonçalo teve esse objetivo de trazer as crianças e os jovens que estão na marginalidade para a capoeira para serem inseridos como cidadãos na sociedade”, disse.

O contra-mestre teresinense, Zé Colmeia, assegura que eventos, a exemplo do Festival do Magia da Capoeira, contribuem para a formação de cidadãos, sejam eles integrantes de grupos de capoeira ou não.

“A capoeira precisa ser mais valorizada como atividade física, como esporte, lazer e, principalmente, como uma arte folclórica. Eu acredito que eventos como este servem para divulgar a capoeira, como também ajudam na formação de capoeiristas e do público em geral”, disse ele.

O mestrando Pelourinho, que também é organizador do evento, fala sobre o evento como forma de entretenimento para os capoeiristas. “A gente está também para brincar, é uma forma de amenizar o cansaço dos trabalhos da semana. O momento é especial também porque alunos serão graduados.”

Os alunos do grupo Magia da Capoeira treinam nos sábados e domingos. O evento no Ginásio Poliesportivo deste sábado contou com a participação do graduado Taboca – de Regeneração, do professor Chicote – do grupo sementes da África de Água Branca, e do professor Guaxinin – de Barro Duro.

Magia da Capoeira durante graduação, em Amarante


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE