Menu...

18 de dezembro de 2017

CRAS finaliza atividades com grupo de gestantes após 2 meses de acompanhamento, em Amarante


Hospital de Olhos

GRUPO DE GESTANTES DE AMARANTE – A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) finalizou nesta sexta-feira (9) as atividades do grupo ‘Mãe saudável’, formado em abril com 40 mulheres gestantes de Amarante.

A gestante de 7 meses, Milena Lúcia Nunes da Rocha, vai ter uma menina. Ela está com 19 anos, e está na sua primeira gestação. Milena fala com otimismo sobre a ação do CRAS.

“Eu achei legal esse trabalho porque os profissionais tiraram nossas dúvidas, principalmente de quem é mãe de primeira viagem como eu. O CRAS fez com que tudo acontecesse à altura do que a gente esperava. Os médicos e os demais profissionais deram todo o suporte que a gente precisava. Eles falaram muito sobre aleitamento materno. Esse foi um ponto muito importante porque precisamos saber como proceder para não perder o leite”, disse ela.

Com oito meses de gestação, futura mamãe, Dalvanir Andrade, de 22 anos, espera uma menina. Ela diz o que mais lhe marcou nos encontros promovidos pelo CRAS. “Eu gostei de tudo, mas o que me chamou a atenção, além dos demais profissionais, foi uma conversa que uma médica cubana teve com a gente. Ela falou de coisas muito importantes sobre o parto. Eu estou muito satifeita com os encontros”

A assistente social Lana Barbosa fala que o trabalho deu certo, pois a demanda cresce constantemente. “Ao todo, foram sete encontros, hoje é o último. O próximo grupo estava previsto para ser formado em setembro, mas em razão da grande demanda, vamos antecipar para agosto.”

Na ocasião do encerramento na sede da Assistência Social, as mães confeccionaram lembrancinhas, que vão ser entregues às pessoas que forem visitar os bebês. “As mães vão receber os enxovais, além de participarem dessa oficina para confecção das lembrancinhas para entregar às visitas”, reforçou.

De acordo com a psicóloga, Daisy Carvalho, a criação do grupo Mãe Saudável possibilitou um acompanhamento psicossocial maior e melhor das gestantes.

“Nós do CRAS criamos esse grupo Mãe Saudável, com o objetivo de prestar um acompanhamento psicossocial das mães que estão sendo assistidas, e que estão precisando de uma atenção redobrada. Como resultado, há uma qualidade melhor de vida durante a gestação”, explicou.

Grupo de gestantes | Mudanças sociais

A secretária de Assistência Social, Ana Tércia Carvalho, aponta o conjunto de ações como o início das mudanças sociais do município. “Essas mães precisavam ter esse acompanhamento! É uma missão que abraçamos por entender o quanto esse trabalho faz a diferença para cada futura mamãe. É o começo de grandes mudanças em todas as áreas sociais de Amarante. É também uma forma de valorização a elas (mamães) e à nossa população que não pode ficar desassistida.”

O último encontro das gestantes do grupo aconteceu na sede da Assistência Social com a participação de mais de 30 mães.

Grupo de gestantes | Fotos: Denison Duarte


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE