Menu...

20 de Janeiro de 2018

Prefeitura de Amarante e Pronatec realizam parceria, e alunos iniciam estágios no município


Hospital de Olhos

A Prefeitura de Amarante abriu as portas para jovens estudantes do Pronatec realizarem estágios em setores da administração municipal.

A iniciativa foi possível através da Secretaria de Administração, que tem à frente a secretária Raimunda Pacheco  que, atualmente, está sob licença maternidade, sendo substituída pelo chefe de gabinete, Josineide Amorim.

A aluna Paula Caroline, que está atuando no almoxarifado da Secretaria de Educação, afirma que está contente com o estágio e diz que o dia-a-dia no ambiente de trabalho é de aprendizagem. “Faço algumas digitações, acompanho planilhas das escolas do município, dentre outras tarefas. A expectativa é boa, pois estou aprendendo muito com os professores.”

A estagiária Aline Cristina garante que está colocando em prática tudo o que aprendeu no curso. “Trabalho com controle de almoxarifado da Educação com entrega dos produtos que as escolas precisam. O estágio está ótimo, até porque estou colocando em prática tudo o que estou aprendendo”

O professor Marcos Maciel, menciona a atitude da prefeitura como uma oportunidade ímpar aos alunos.

“A oportunidade é única na nossa cidade, uma vez que não temos grandes empresas. Somos gratos ao prefeito pelo espaço concedido. Eles(os alunos) aprendem na prática o que vão fazer no futuro. Eles surpreendem com essa primeira vivência no mundo do trabalho. A gente fica feliz em ver os meninos desenvolvendo na prática o que aprenderam na teoria.”

O Pronatec também firmou parceria com empresas locais, onde há alunos estagiando, a exemplo da RR contas, Casa Loterica, Papelaria Aragão, Ultragás, Labmed, Prefeitura de São Francisco do Maranhão, Eldorado, Unidade Escolar Antonio Castro.

A aluna Estér Evelyn estagia há uma semana na empresa LabMed, em Amarante. “Estou amando o meu estágio. Comecei há uma semana. Hoje faço anotações de pacientes, requisições, dentre outras atividades. Com base nos conhecimentos já dá para criar uma expectativa de emprego”

Sigilo Bancário e Lei de Defesa do Consumidor estão entre as novidades no estágio do aluno João Carlos, na Casa Lotéria, em Amarante. “Estou há uma semana de estágio e estou vendo Lei de Sigilo Bancário, lei de Defesa do Consumidor porque na Casa Lotéria trabalha-se com muitas pessoas. As expectativas são muito positivas.”

A responsável pelo apoio técnico no Pronatec, em Amarante, Maria Inês de Sousa Filha, considera que “os meninos estão todos motivados”.

“O importante é que as empresas deixam eles motivados nos cursos que estão fazendo. Na prefeitura, nós fomos recebidos pela secretaria de administração, Raimunda Pachêco, que abraçou a gente. Tivemos também o apoio do prefeito, que abraçou nossas causas e prometeu nos ajudar.

O secretário interino de Administração, Josineide Amorim, assegura que “os alunos do Pronatec precisam de todo o apoio”.

“No que for necessário, a prefeitura vai estar de portas abertas. A gente vê a vontade e o empenho deles. Nada melhor que a prefeitura dar o apoio para que eles venham ter espaço no mercado de trabalho. São jovens que estão começando a ter visão de mercado de trabalho”, completa.

O prefeito Diego Teixeira considera que a Educação é o caminho para o sucesso na vida pessoal e, principalmente, profissional.

“A gente vem sempre buscando melhorias, o que só vem através da Educação. Para eles (os alunos), um estágio na prefeitura é composto de rotina de trabalho, disciplina, tratamento a pessoas, etc.. Isso é bom para quem está terminando um curso técnico”, disse o prefeito.

Ele reforça ainda que “Essa conquista vai depender de cada um, pois eles vão colher o que plantaram.” A mensagem que o prefeito deixa “é de contribuição com o desenvolvimento, de modo que os alunos possam usufruir o melhor possível dos conhecimentos”.

“Eles estão tendo a oportunidade de estagiar, no entanto, é louvável a gente acolhê-los e recomendá-los para outras oportunidades de emprego”, encerra.

Estágio de estudantes do Pronatec, em Amarante (Fotos: Denison Duarte)

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE