Menu...

20 de junho de 2018

Dia Mundial da Voz: fonoaudióloga alerta público de Amarante quanto aos riscos do mau uso da fala


Hospital de Olhos

O Dia Mundial da Voz, 16 de abril, foi celebrado em Amarante nesta quinta-feira (19) por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que realizaram uma palestra temática para o público amarantino, a partir das 14h20.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, onde a fonoaudióloga Tairine Sibele enfatizou situações de riscos no uso incorreto da fala e alertou ao público quanto a importância dos cuidados para o não comprometimento a voz.

Dentre outros pontos, foram destacados pela palestrante riscos de câncer e outras doenças que venham ocasionar danos à voz.

Em Amarante, segundo ela, há uma demanda considerável de pessoas com problemas na voz, mas, por não terem ainda sintomas, as pessoas ainda desconhecem que precisam de ajuda.

“Em Amarante a demanda já está grande, mas ainda é desconhecida por não se saber que está acontecendo. Primeiro deve realizar o exame com o otorrino para então buscar o tratamento com o fonoaudiólogo”, disse Tairine Sibele.

“Muita gente só vai ao médico quando está sentindo uma dor, e tem muitos sintomas relacionados à voz que as pessoas não percebem. O fonoaudiólogo precisa trabalhar a prevenção por meio da conscientização para que se busque um tratamento ou uma ação preventiva”, completa a fonoaudióloga.

A fonoaudióloga se prontifica, por meio do Nasf, a conversar e esclarecer pacientes de Amarante sobre o assunto. “Quem precisar, pode me procurar no Nasf para tirar as dúvidas, que irei encaminhar para exames com otorrinos”, encerra.

O evento, que contou com a participação do secretário municipal de Educação, Clístenes Moura, foi realizado com a participação dos demais profissionais do Nasf. A realização teve o apoio da Prefeitura Municipal de Amarante.

Dia Mundial da Voz | Palestra na Câmara de Amarante



Tags:

Comente aqui

quis felis porta. at dolor. ipsum id, facilisis ut ut et, fringilla