Menu...

Última Notícia

15 de dezembro de 2017

II Congresso sobre Ensino de Espanhol no Brasil foi um sucesso em Amarante, diz organização


Hospital de Olhos

O II Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Brasil, encerrado em Amarante no último sábado (8), foi um sucesso. As considerações são da professora permanente da Uespi, Dra. Margareth Torres de Alencar Costa, que também é idealizadora e executora do evento em todo o Piauí.

Iniciado no dia 5 de julho, o congresso teve inscritas 50 pessoas, sendo 30 vagas destinadas aos alunos do curso de Espanhol, do Núcleo de Amarante, e as demais para o público externo à Uespi.

“Apesar das dificuldades, atendemos com facilidade a demanda. Ao todo, 50 pessoas participaram. Apesar dos problemas relacionados ao fornecimento de energia, nós vencemos todas as etapas. Digo ainda que o congresso foi proveitoso e muito positivo para os alunos. Cumprimos nossa missão”, disse diretor do Núcleo da Uespi – em Amarante, Florentino Inácio.

O congresso, de acordo com a idealizadora, teve como objetivo “discutir a situação do Espanhol no Brasil”. Segundo Dra. Margareth, “é uma reflexão acerca dos caminhos que a Língua está tomando no território nacional.” A diminuição do uso da Língua Espanhola no Brasil é uma das preocupações constantes da idealizadora do evento.

Os trabalhos, que estão acontecendo em vários estados ao mesmo tempo, têm no Piauí o apoio do reitor da Uespi, professor Nouga Cardoso Batista; do pro-reitor de extensão, Raimundo Dutra; e do ex-reitor da Uespi, Carlos Alberto.

“A minha avaliação é que o congresso em Amarante foi um sucesso! Os alunos são muito dedicados. Sem dúvida, com a ajuda do diretor do polo da Uespi, todos os objetivos foram alcançados. É nítida a sua atenção e dedicação ao polo de Amarante”, completou Dra. Margareth.

“O sucesso do evento foi alcançado. Esse congresso sem dúvida, movimentou o polo e motivou os alunos”, encerrou.

Ainda se configuram como parceiros do II Congresso o Núcleo de Estudos Hispânicos da Universidade Estadual do Piauí (NUEHIS/UESPI), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí (PARFOR/UESPI), a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Piauí (APEEPI), a Embaixada da Espanha, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGeL/UFPI) e a Associação de Historiadores da América Latina e Caribe – Seção Brasil (ADHILAC-BRASIL).

Congresso internacional – Oficinas em Amarante (Fotos: Denison Duarte)


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE