Menu...

Última Notícia

12 de dezembro de 2017

Chesf libera água e gera prejuízos de até 70% a barraqueiros na praia de São Francisco do MA


Hospital de Olhos

O Festival de Verão, que acontece em São Francisco do Maranhão durante o mês de julho, é um evento aguardado por turistas de todo o Piauí, Maranhão e também de outras partes do Brasil. Da mesma forma mantêm a ansiedade os moradores de Amarante e de São Francisco do Maranhão.

A expectativa é maior por parte dos barraqueiros, que aguardam o ano inteiro para melhorar as finanças de casa durante todo o mês.

Situações adversas podem mudar completamente o cenário econômico para alguns barraqueiros durante o Festival de Verão. Eles ficam constrangidos pela redução demasiada nas vendas, é o que está acontecendo com o barraqueiro José Nilton. Ao final das contas, o que poderia ser um lucro, torna-se um prejuízo em razão das despesas de mão de obra e equipamentos adquiridos.

O problema acontece no decorrer da semana e também todos os domingos com a abertura das comportas da barragem de Boa Esperança, o que faz aumentar consideravelmente o volume das águas do rio Parnaíba, é quando a água invade algumas das barracas e os vendedores veem de perto a certeza do fracasso nas vendas. Quem escolhe ajudar José Nilton, consumindo suas bebidas e tira-gostos, tem que ficar com as pernas dentro d’água, pois a sua barraca é a que fica mais próxima ao rio.

A abertura das comportas é feita pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que libera águas para controle do volume na reserva da barragem.

O barraqueiro afirma que se torna impossível trabalhar na barraca com o aumento do volume das águas do rio Parnaíba, pois, segundo ele, a perda é garantida. “Na semana passada ficou tudo inundado por  dois dias consecutivos, assim não tem como trabalhar. O prejuízo é para mim e para os outros companheiros próximos a mim. Se essa situação não mudar eu vou ter que sair daqui.”

José Nilton reforça quando diz que vai sair do local. “Eu quero sair daqui porque, além do que deixo de vender, tem dia que acordo com a barraca toda dentro d’água.”

Ele diz ainda que não dá para precisar o quanto deixa de vender. “Não dá para dizer ao certo qual é o valor que eu deixo de arrecadar, mas a perda é de até 70% durante um domingo como este em que todos estão vendendo muito bem.”

 Edição, postagem e fotos: Denison Duarte

CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK PARA RECEBER NOTÍCIAS DE AMARANTE E REGIÃO

DSCF4412 DSCF4411 DSCF4410

VEJA FOTOS DO TERCEIRO DOMINGO DO FESTIVAL DE VERÃO

[nggallery id=27]

Radar Financeira

Tags: , , , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE