Menu...

23 de Janeiro de 2018

Em Amarante, Secretaria de Saúde tem como meta vacinar mais de 4500 pessoas contra a gripe


Hospital de Olhos

A Prefeitura Municipal de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (18) a campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1.

O município, de acordo com informações do setor de imunização da Secretaria, tem como meta vacinar este ano 4.576 pessoas, subdivididas em grupos.

A enfermeira e coordenadora de Imunização do município, Luciana Luíza Noleto Barbosa, assegura que a meta é vacinar 90% do público-alvo.

Segundo ela, nesta primeira etapa de vacinação, vão ser vacinados trabalhadores da saúde e professores em atividade.

Os grupos alvos para toda a campanha são: idosos, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, Professores e grupos com comorbidades(asma, bronquite, problemas cardíacos, quem faz hemodiálise).

A definição das prioridades é feita conforme o repasse das doses e a necessidade de cada município. “Aqui em Amarante nós vamos priorizar os trabalhadores da Saúde e os professores que estiverem em sala de aula. No momento, nós recebemos 26,4% das doses da campanha”

A coordenadora assegura que uma nova orientação foi repassada à Secretaria Municipal de Saúde. “As crianças de 6 meses até 1 ano e 11 meses e 29 dias foram incluídas nessa primeira etapa de vacinação”.

A Coordenação da campanha tranquiliza a população e assegura que “haverá vacina para todos os integrantes dos grupos alvos”.

Atuando nos trabalhos de vacinação em Amarante está uma equipe composta de 45 agentes de saúde, sete enfermeiros e técnicos em Enfermagem. “Agora, diferentemente da campanha anterior, a meta é que atinjamos 90% do nosso público”.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, quem não deve tomar a vacina são as pessoas alérgicas a ovos e quem já tenha sofrido reações adversas com a dose da vacina.

A vacinação está acontecendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Auta Rosa, no Posto de Saúde do bairro Areias e na Secretaria de Saúde.

“Estamos também com um posto de saúde volante, já visando o cumprimento da meta em tempo hábil. Queremos apenas que as pessoas dos grupos alvos se tranquilizem, pois vamos vacinar a todos”, reforça Luciana Noleto.

A campanha, que tem como o ‘Dia D’ para vacinação o dia 13 de maio, vai se estender até o dia 26 de maio. A equipe organizadora esteve reunida na manhã desta terça-feira para definir o trabalho durante toda a campanha. Participou da reunião a secretária de Saúde, Antônia Carvalho.

OBSERVAÇÃO:
A Coordenação informa que em casos em que a pessoa vacinada venha ficar gripada, é porque o vírus estava incubado. A imunidade da vacina tem início apenas da terceira para a quarta semana após a vacinação.

Campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE