Menu...

Última Notícia

15 de dezembro de 2017

Reforma não concluída de postos de saúde em Amarante leva secretário à Câmara de Vereadores


Hospital de Olhos

Antes do início da sessão ordinária deste sábado(28), foi realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Amarante em frente à Câmara de Vereadores.

A rápida solenidade, que aconteceu ao som do Hino Nacional, contou com a presença de dez dos onze vereadores. Em seguida, às 09h, teve início a sessão com a participação, em primeiro momento, do secretário municipal de Saúde, Ítalo Queiroz.

Ele foi convidado pelo legislativo a prestar esclarecimentos sobre a não conclusão das obras dos postos de saúde na zona rural do município.

Um dos assuntos abordados pelo secretário foi o transporte de pacientes de forma gratuita para Teresina, através do Sistema Estadual de Transporte Sanitário (SETS) do governo federal.

Segundo ele, são 31 ônibus que estão desde o mês de abril no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), e a demora na liberação aos municípios está atrelada a soluções burocráticas entre o Estado, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o Banco Mundial.

“Não cabe nem a nós secretários e nem a vocês vereadores, porque já fizemos a nossa parte. Cabe, portanto, ao Estado se entender com o Banco Mundial e a APPM para liberar esses ônibus”, disse ele, apontando como prazo máximo dado pelo governo o mês de janeiro de 2016.

Em relação aos postos de Saúde, o secretário considera que nunca foi investido tanto no município quanto nos últimos três anos. Ele citou como referência alguns com estruturas completas como os das comunidades Periperi, Poço Danta, Novo Estado e Mimbó.

As obras não concluídas em algumas localidades apontadas pelos vereadores durante a sessão, segundo o secretário, se dá em razão de problemas licitatórios e ao não repasse de recursos do governo federal. “Duas empresas ganharam a licitação, mas uma empresa desistiu”

Os postos de Araras, Saco da Cachoeira, Malhadinha, Elízio, Saco dos Melos e Lagoa passam por reformas e ampliações e, de acordo com o secretário, estão com as obras paradas. “Agora, nós temos o dinheiro garantido! Queremos que ele (o engenheiro da obra) venha nos dar um prazo (de entrega), tanto para vocês quanto para nós”, completa.

Ouça a gravação!

Edição, áudio, fotos e postagem: Denison Duarte
Secretário de saúde de amarante 2ace0bc9-dce3-43e8-a971-4bdbea4eb73b

Secretário de saúde de amarante 6aa1c173-6417-4694-a369-0f00e4eb064d

Secretário de saúde de amarante bcb15443-70e8-4b60-ab6b-bd1b05ef7ea5 (1)

Secretário de saúde de amarante f64e13f0-0058-4855-9a5e-59236ee9b986


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE