Menu...

13 de dezembro de 2017

Cento e cinquenta adolescentes assistem ao 1º dia de aula do Mirim Cidadão, em Amarante; fotos!


Hospital de Olhos

AULA DO MIRIM CIDADÃO – O primeiro dia de aula para os alunos do Mirim Cidadão aconteceu na manhã deste sábado (12), no Ginásio Poliesportivo Municipal, em Amarante, a partir das 8h. O momento foi acompanhado com alegria pelos pais dos 150 adolescentes inscritos.

A abertura solene contou com a presença de autoridades do esporte, das polícias Militar e Civil, de representantes das Igrejas católica e evangélica, da prefeitura de Amarante, além dos profissionais que vão integrar a equipe de orientadores, familiares, vereadores e a sociedade civil.

Disciplina, respeito e hierarquia estão entre os valores a serem transmitidos aos alunos durante o processo de formação social, segundo o cabo Giordano, da Força Tática.

Ele diz ainda que os efeitos positivos do projeto vão ser sentidos pelos pais na primeira semana de aula. “Para nós da Força Tática e das polícias Militar e Civil é um prazer enorme estar colaborando com esse magnífico projeto que visa a prevenção e a educação. Eu digo por experiência própria: os pais vão sentir a diferença nos filhos quanto ao respeito, disciplina e hierarquia logo na primeira semana de treinamento, porque se existe algo que disciplina o ser humano chama-se vida militar”

Para Sonária Costa, mãe do aluno Wesley José – de 11 anos, a formação é tudo o que o filho vai precisar. “Eu acho muito bom. Quando eu soube do projeto, busquei me inteirar sobre ele e vi o quanto é importante. No que depender de mim, meu filho vai até o final. Eu quero que ele tenha uma boa formação de vida. Meu menino não é desatencioso como filho, mas essa formação é tudo o que ele vai precisar.”

“Esse projeto é muito bom para a nossa cidade. Amarante estava merecendo. Crianças e jovens não eram assistidas. A gente nunca viu aqui um projeto orientado pela polícia. Espero que dê tudo certo. No que precisar, eu quero poder colaborar. Estão todos de parabéns por essa ação em nosso município”, disse Kelly Rocha, que é mãe de aluno João Paulo, de 11 anos.

O padre Francisco Ronaldo, da Paróquia de São Gonçalo de Amarante, referiu-se ao projeto como positivo e salutar à sociedade amarantina. “A melhor coisa que temos em nossa vida é a liberdade orientada para o bem. É isso que nós queremos, é isso que nós buscamos para a nossa vida inteira. Precisamos fazer sempre as melhores escolhas, pois nada é mais íntegro e mais formativo para o nosso caráter que a nossa formação integral e humanística”.

“Dessa formação, vamos querer grandes profissionais. Para isso, vamos contar com o esforço de todos, inclusive dos alunos e dos pais. A gente precisa provar que é capaz e que vai conseguir para esses jovens um futuro melhor”, afirmou a coordenadora do projeto em Amarante, Aracélia Freitas.

Pastor Josineide, da Igreja Mundial, reconhece a importância da parceria entre município e estado. “Não vai demorar muito, a gente vai ver os frutos desse projeto e a importância que ele vai ter para a formação dos nossos adolescentes. A Secretaria Estadual de Segurança está também de parabéns porque precisávamos dessa parceria, desse apoio na condução dos nossos jovens.”

Para o vereador, Professor Ironilson Lima, “esse é um dos maiores projetos sociais que Amarante já recebeu, pois além de ampliar o ensino escolar vai transformar vidas levando a educação moral e ética, além de aptidões morais que serão desenvolvidas na vida das crianças, fazendo delas verdadeiros cidadãos”

O ex-prefeito, Dr. Agenor Lira, ratificou o que disse o vereador sobre o projeto. “Eu já tinha conhecimento desse projeto, e afirmo que essa é uma das maiores aquisições sociais de Amarante. Os alunos vão aprender aqui tudo o que é sagrado para uma sociedade”, reiterou.

A secretária de Assistência Social, Ana Tércia, agradeceu ao governo do Piauí, que, por meio da Secretaria de Segurança, possibilitou a implantação do projeto em Amarante, e também aos voluntários que vão atuar no processo de formação dos jovens.

“Nós, a Aracélia e Eu, fomos conhecer o projeto em Teresina e conseguimos trazer. Para mim, foi uma conquista muito grande e um momento de muita alegria. Os desafios são grandes, mas são momentos como esse que a gente vê que valeu a pena. Nós vamos sim, contribuir, mas precisamos da ajuda dos pais, pois sem eles não vamos conseguir nosso objetivo. Nesse contexto, precisamos ser exemplos para que esses adolescentes se tornem homens e mulheres, verdadeiramente, de bem”, disse Ana Tércia.

O prefeito Diego Teixeira aponta a conquista como um rumo que a administração busca em prol do povo amarantino. “Esse programa é fantástico. Com escassez de recursos, a gente só consegue executá-lo aproveitando todos esses profissionais dedicados que são engajados na prefeitura. Quem ganha são vocês pais e as crianças que vão se desenvolver melhor. Esse é um rumo que o nosso governo busca tomar todos os dias ao longo dos quatro anos, sempre buscando qualidade de vida para o nosso povo”, disse o gestor.

Solenidade de abertura da aula do Mirim Cidadão, em Amarante | Fotos: Denison Duarte e Júlio Dance

Policiais instruindo alunos na aula do Mirim Cidadão

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE