Menu...

19 de Janeiro de 2018

Cheguei aos 90 anos com muito vigor, diz o aniversariante Gregório Ribeiro


Hospital de Olhos

ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS – “Seu Gregorinho” está de aniversário nesta quinta-feira (4), completando 90 anos. Ele preferiu não ser homenageado com festa, mas ao lado da família em um dia de alegria com os entes queridos, ele assegurou que o aniversário foi agradável sem medida.

Gregório Barbosa Ribeiro é casado com Valdemira Ana de Sousa, de 93 anos, e tem três filhas: Rosimeire Ana de Sousa, Benedita Ana de Sousa e Conceição de Maria Sousa. Elas lhe deram seis netos.

O amarantino, que é amante da Cultura de Amarante, detém uma série de habilidades que o fazem um profissional referenciado em vários dos conhecimentos que possui.

Conceituado como uma figura ilustre da cultura local, ele apresenta aos leitores do site o que chama de fórmula da longevidade: “muito trabalho e amor ao que se faz”. Natural de Amarante, ele nasceu em 1928 e acredita que, com a graça de Deus, vai facilmente chegar aos cem anos.

“Cheguei aos 90 com muito vigor, isso é resultado de muito trabalho e amor ao que sempre fiz. Tive trabalhos duros na roça e em sítios, além de atividades pesadas como pegar bois na chapada. Era uma condição exigida pela época. Ou fazia esses trabalhos ou não se vivia”, disse ele.

Seu Gregorinho assegura que a alimentação é um fator importante, pois aos 90 anos, ele não é hipertenso e nem diabético. “Essa vitalidade me deixa feliz, e agradeço a Deus pela oportunidade que me deu, de vida pesada. Vivi muito bem também porque a gente não tinha essas comidas que se tem hoje. A alimentação da gente era a da roça, era de lagoa, de açudes. Eu sou saudável, pois não tenho pressão alta e nem diabetes.”

Dentre os vários dons do amarantino, ele é poeta, escritor, músico, compositor e radialista.

O POETA
“Eu descobri que tinha jeito para a poesia no começo dos anos 2000, em atividades da Assistência Social de Amarante. Agradeço muito à dona Eva Abreu. Eu pego a caneta e começo a escrever sobre a natureza. “O sabiá voou, mas não foi com medo de mim. Ele saiu espantado e assustado levantando lá do ninho.”

O ESCRITOR
Com aproximadamente 80 livros escritos, o poeta dá vida à natureza em suas palavras. “Eu já escrevi as coisas do sertão como lagartixa, calango, carrapato, lesma, muriçoca. Eu tenho uma paixão por tudo o que é da natureza. Na hora de escrever eu só me lembro dela”.

O MÚSICO
Seu Gregorinho revelou ao Somos Notícia que sua vida de músico teve início a partir de um sonho com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. “Tive um sonho com Luiz Gonzaga. Ele me perguntou se eu não ia tocar, e eu disse que não sabia. Luiz Gonzaga disse que se eu me dedicasse eu conseguiria tocar. O músico é sanfoneiro há quase 20 anos, ele é autodidata e sua primeira sanfona foi doada pela filha Conceição.

O RADIALISTA
Seu Gregorinho apresenta há 14 anos um programa na Rádio Cultura de Amarante intitulado “Cancioneiro Popular”. O radialista conta com a participação de outros músicos sanfoneiros como Seu Lu e Rubinho, além do rabequeiro Julinho.
“Eu mando alôs a gente toca música para os ouvintes. Quando o ouvinte pede uma música a gente toca ao vivo.”, disse ele.

O COMPOSITOR
Seu Gregório tem em seu repertório uma gama de músicas de artistas do Nordeste, além de outras músicas que são de sua autoria. Atualmente o compositor tem dezesseis músicas da sua autoria, até o momento, nenhuma gravada em CD.

Ao final da conversa com o Somos Notícia, ele reforçou dizendo que o seu dia-a-dia é muito bom. “Embora eu não possa trabalhar, mas o meu salário é abençoado e dá para viver com minha esposa Valdemira. Levanto cedo, 5 horas todos os dias, vou para a cozinha, preparo o café e quando o pessoal chega na cozinha já está tudo pronto.”

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE