Esposa do empresário Adelbarto Maranata realiza evento de capoterapia em São Francisco do MA

São Francisco do Maranhão

Ao som de músicas, palmas e movimentos ritmados, um evento de capoterapia em São Francisco do Maranhão reuniu participantes voluntárias de todo o município no Clube Beto das Verduras na tarde desta sexta-feira (03).
Ao todo, dez instrutores fizeram a animação do público franciscoense. Eram profissionais integrantes de áreas específicas da Saúde como educadores físicos, técnicos em Enfermagem, agentes de saúde, enfermeiros e professores de capoeira, todos pertencentes ao grupo ‘Capoterapeutas em Ação’, do município de Regeneração-PI.
A capoterapia em São Francisco foi um evento organizado por Helainne Almeida, esposa do empresário Adelbarto Santos (Maranata). Ela diz que o pensamento norteador do evento foi “assegurar mais saúde com a promoção da qualidade de vida aos franciscoenses.”
O evento reuniu mulheres de todas as idades, a maior parte donas de casa. “O resultado está sempre aparecendo, a gente tem registro de pessoas que rapidamente tiveram excelentes resultados. O pessoal diz que com um mês já está perdendo peso.”, disse o professor e integrante do grupo, Jailson Pereira da Silva.
Para a franciscoense Silvana Nazária, a ideia da capoterapia faz a diferença aos que vivem sem a prática de exercícios físicos. “Vale a pena, a gente se exercita e melhora a saúde porque realmente perde peso.”
Jailson Pereira reforça ainda dizendo que o objetivo da prática é promover qualidade de vida. “Com essas atividades, a gente leva qualidade de vida a um grande número de pessoas em todas as faixas etárias. São Francisco ganha e muito com essas aulas. É um mix de aquecimento ao som do berimbau e do pandeiro.”
Segundo ele, a técnica da capoterapia foi adotada no Piauí pelo mestre Gilvan Andrade, que decidiu criar a técnica pensando em uma modalidade terapêutica de auxílio nos tratamentos de saúde.
A capoterapeuta de Regeneração, Maria da Cruz, diz que nos eventos a coreografia não é ensaiada previamente. “A coreografia é ensinada no decorrer da aula. Cada música tem um ritmo diferente.” Ela assegura ainda que os efeitos à saúde são surpreendentes.
A capoeirista e capoterapeuta Maria Tavares, assegura que o bem-estar provocado pela técnica não tem como foco um público definido. “A capoeira está sendo trabalhada mais com adolescente, mas a capoterapia trabalha todas as idades. É também um resgate de culturas e músicas populares. No momento que estão cantando e dançando estão se exercitando.”
O evento, com aproximadamente duas horas de duração, reuniu mais de cem integrantes de São Francisco do Maranhão, com início às 17h30.
Edição, postagem e fotos: Denison Duarte

Capoterapia – São Francisco do Maranhão

capoterapia DSCF2073 capoterapia DSCF2072 capoterapia DSCF2071 capoterapia DSCF2070 capoterapia DSCF2069 capoterapia DSCF2068 capoterapia DSCF2067 capoterapia DSCF2066 capoterapia DSCF2065 capoterapia DSCF2064 capoterapia DSCF2063 capoterapia DSCF2062 capoterapia DSCF2092 capoterapia DSCF2087 capoterapia DSCF2086 capoterapia DSCF2085 capoterapia DSCF2083 capoterapia DSCF2082 capoterapia DSCF2081 capoterapia DSCF2079 capoterapia DSCF2078 capoterapia DSCF2077 capoterapia DSCF2076 capoterapia DSCF2075 capoterapia DSCF2074

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário