AMARANTE

Piauí

CAOMA/MPPI articula reunião para debater sobre prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais

Avatar

Publicado em

Piauí


O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), realizou nesta quinta-feira (10), reunião on-line no âmbito do Plano Geral de Atuação (Biênio 2020/2021), no qual desenvolve o Projeto “MPPI Sempre Presente na Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais”, que almeja, por meio da atuação integrada entre os entes federativos e órgãos ambientais, o controle do risco e impacto de queimadas e incêndios florestais, através da redução do número de focos de calor no Estado do Piauí.

O encontro foi mediado pela Promotora de Justiça e Coordenadora do CAOMA, Ednolia Evangelista de Almeida, com o objetivo de subsidiar a atuação do Ministério Público nas tratativas com os gestores municipais, Promotorias e demais entidades sobre o assunto.

Ao iniciar o debate, a promotora Ednolia Evangelista explicou acerca da execução do Projeto e pontuou o andamento das etapas previstas para o biênio, bem como os objetivos comuns entre os envolvidos a serem alcançados, tais como a criação e efetivação de brigadas municipais e a consequente capacitação de brigadistas, além da elaboração de acordos de cooperação nesse sentido.

Leia Também:  Teresina vai receber de Manaus neste domingo outros 15 pacientes com Covid-19

Em seguida, cada representante teve a oportunidade de apresentar os planejamentos dos órgãos no que tange à prevenção e ao combate de queimadas e incêndios florestais, momento no qual destacaram a disposição para alinhar atuações na seara e fomentar a educação ambiental pelos municípios piauienses, considerando a execução de ações de articulação na zona rural e a difusão por meio de plataformas digitais, no presente momento.

Ao final das exposições individuais, ficou deliberado o agendamento, em data a ser definida, de reunião com os coordenadores dos dezesseis polos sindicais para apresentação e divulgação do Projeto do CAO de Defesa do Meio Ambiente, ressaltando a relevância e visando a sensibilizar acerca da temática. Foi solicitado, ainda, o encaminhamento do planejamento atualizado de ações pelos órgãos faltantes (SEMAM, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil), informando detalhadamente o respectivo cronograma até terça-feira, dia 15 de junho.

Representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do Estado do Piauí (FETAG/PI), da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Estado do Piauí (IBAMA/PI), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM-THE), Defesa Civil Municipal e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR/PI) participaram da reunião.

Leia Também:  Sem controle: veículo colide em poste, placa e árvore e sai da pista no interior do Piauí

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Detentos contribuem com manutenção de unidades penais por todo o Piauí

Avatar

Publicados

em


O uso da mão de obra de detentos no sistema prisional é uma realidade nas 17 unidades penais do Piauí. Na Penitenciária Irmão Guido, localizada na BR 316, em Teresina, cerca de cem internos trabalham diariamente em serviços de manutenção do local.

Dentre as ações, a limpeza da unidade, desde os corredores às caixas de gordura, trabalhos de eletricidade, metalurgia, reformas estruturais e pinturas, além do auxílio no preparo das refeições para os próprios internos e servidores.

Para o gerente da unidade penal, o policial Giancarlo Oliveira, todos os trabalhos possuem importância para o melhor desenvolvimento da unidade. “Muitos deles ainda não têm um ofício, se têm, acabam aprendendo outro. Temos em média 100 internos trabalhando e todos esses trabalhos têm suas devidas importâncias. Todos proporcionam à unidade ser mais eficaz, além de ocupar os internos e garantir aprendizado e a remição das penas”, disse o gestor.

Fonte: Ascom Sejus
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Teresina vai receber de Manaus neste domingo outros 15 pacientes com Covid-19
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA