AMARANTE

Educação

Câmara aprova texto-base do novo Fundeb e prevê repasses ao Sistema S

Publicado em

Educação


A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto de Lei Complementar nº 4372/20 que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), estabelecido pela Emenda Constitucional nº 108/20 promulgada em agosto.

A regulamentação é necessária para que os recursos do fundo estejam disponíveis em janeiro do próximo ano. O Fundeb se torna permanente a partir de 2021 para financiar a educação infantil e os ensinos fundamental e médio nas redes públicas. O fundo é composto de 20% da receita de oito impostos estaduais e municipais e de valores transferidos de impostos federais. Em 2019, o Fundeb custeou R$ 156,3 bilhões para a rede pública.

Com o novo Fundeb, o Congresso aumentou a participação da União no financiamento da educação básica. A participação federal passa dos atuais 10% para 23%. O aumento é escalonado. No ano que vem, o percentual passa para 12%. Em 2022, 15%; em 2023, 17%; em 2024, 19%; em 2025, 21%; e a partir de 2026, 23%.

Leia Também:  Quiz Enem 2020: teste seus conhecimentos sobre o exame

Os valores alocados pelo governo federal serão distribuídos para os municípios que não alcançarem o valor anual mínimo aplicado por aluno na educação. O Fundeb permanente adota o Valor Aluno Ano Total (Vaat) como referência de cálculo para distribuição de recursos da complementação da União.

Na aprovação, a Câmara dos Deputados incluiu, por meio de emenda de destaque, a possibilidade de destinação de 10% dos recursos do Fundeb para instituições filantrópicas comunitárias, confessionais e para educação profissionalizante, inclusive promovida por entidades do Sistema S (Senai e Senac) – já financiadas pela taxação de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas brasileiras. Esses valores são recolhidos com os tributos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Edição: Liliane Farias

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Tenha um diferencial na sua carreira, faça um upgrade na Avante Educacional

Publicados

em

Venha estudar em uma instituição de qualidade, com excelentes professores, compromisso e respeito, buscando cada vez mais transmitir uma experiência incrível aos seus alunos para que possam transformar conhecimento em ação essa é a missão da Avante Educacional: poder contribuir para uma educação transformadora, gerando um novo olhar a sua volta, aberto a novas possibilidades.

O aluno tem a oportunidade de vivenciar momentos de muita interação, aprendizado, trocas de experiências, expandir sua rede de contatos fazendo networking, tendo a oportunidade de realizar estágio nas instituições parceiras.

Além de usufruir dos benefícios educacionais o aluno Avante Educacional tem descontos nos produtos/serviços das empresas parceiras.

Está esperando o quê para iniciar sua Graduação em Pedagogia ou fazer um dos cursos de Pós-graduação.

Estamos com cursos disponíveis para segundo semestre 2021.2

▫️Iniciar sua Graduação em Pedagogia no semestre de 2021.2 você ganha uma Pós-Graduação

Pós-Graduação em:

▪️Docência do Ensino Superior ;
▪️História do Brasil;
▪️Psicopedagogia Institucional e Clínica;
▪️Educação Infantil, Alfabetização e Letramento;
▪️Serviço Social na Educação;
▪️Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Marketing;
▪️Saúde Pública e Estratégia em Saúde da Família.

Leia Também:  Estudantes podem conferir locais de prova do Enem Digital

Além de cursos rápidos de aperfeiçoamentos

Para saber mais fale com um de nossos consultores e faça sua matrícula agora.

Conheça sobre o trabalho da Avante Educacional pelas redes socias @avante.educacional ou pelo 86 99474-8666.

Avante Educacional é parceira da Faculdade Malta.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA