Menu...

24 de junho de 2018

Enem 2014 não será anulado, diz presidente do Inep


Hospital de Olhos

O Enem 2014 não será cancelado por causa de fraudes e/ou suposto vazamento, foi o que afirmou o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), José Francisco, na tarde desta sexta-feira, 14. “Está fora de cogitação”, disse ele ao afirmar: “não há nada que nos leve a essa direção.”

A polícia investiga se existe suposto vazamento da prova de redação, conforme apontam denúncias do Piauí e do Ceará. A informação preliminar é que essa mesma quadrilha agia desde o Enem 2013.

Os investigadores ainda se limitam a dar detalhes acerca do funcionamento do esquema. A única informação repassada é que os estudantes beneficiados pagavam cerca de R$ 30 mil para receber o gabarito enquanto faziam as provas.


Dos suspeitos de fraude no Enem 2014, seis já foram presos

A base da quadrilha funcionava em Juazeiro do Norte, mas agia também no Piauí e na Paraíba. Duas pessoas foram presas no Juazeiro do Norte ainda no sábado, 8, e outras quatro foram presas nesta sexta-feira, 14, duas no Ceará e duas na Paraíba.

A polícia tenta identificar outros beneficiados pelo esquema. Ao final das investigações, segundo a polícia, todos podem responder por fraude, formação de quadrilha e organização criminosa, além de perderem a vaga no Enem 2014.

Segundo o presidente do Inep decidirá os procedimentos quanto ao suposto vazamento após o fim da investigação da Polícia Federal do Piauí. ”No nosso caso temos de esperar essa investigação para, então, procedermos a ação […]. O Enem não será cancelado. Estamos aqui diante de um fato completamente isolado que a policia está investigando […]. A isonomia será garantida a partir das informações que a polícia nos fornecer. É perfeitamente possível encontrar maneiras de restaurar uma isonomia em um evento localizado”, disse.

Operação Apollo

Na manhã desta sexta-feira (14), Soares participou da apresentação do resultado da operação Apollo, da Polícia Federal, que prendeu quatro pessoas nesta manhã por fraude no Enem 2014. Duas prisões foram efetuadas em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e duas na Paraíba. Foram cumpridos sete mandados de busca em Juazeiro do Norte, quatro na Paraíba e um no Piauí.

Com informações do JH e G1

Comente aqui

ipsum mattis porta. pulvinar commodo dictum tempus Lorem dolor. elit. id,