Menu...

14 de dezembro de 2017

Enem 2013: MEC promete enviar a escolas relatório sobre desempenho de alunos


Hospital de Olhos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, promete entregar neste ano a todas as escolas de ensino médio do país um relatório detalhado sobre o desempenho dos alunos na avaliação federal. Com o documento, o Inep diz esperar que gestores e professores tenham conhecimento das principais deficiências de seus alunos e possam, assim, aprimorar as aulas.

Confira os gabaritos extraoficiais:
Primeiro dia de provas
Segundo dia de provas (no fim da tarde deste domingo)

Segundo o presidente do Inep, Luis Cláudio Costa, o documento chegará a todas as instituições de ensino assim que o resultado do Enem 2012 por escola for publicado, o que deve ocorrer no mês que vem. Em 2012, no entanto, o Inep já havia prometido fornecer essa análise às escolas, mas isso não ocorreu.

Provas — As provas do Enem 2013 foram aplicadas neste sábado e domingo em 1.661 municípios brasileiros. Mais de sete milhões de candidatos estavam habilitados a realizar o exame, mas somente pouco mais de cinco milhões de fato participaram das provas.

De acordo com dados do MEC, o índice de abstenção foi de 29% — o maior desde 2009, quando 37,7% dos inscritos não compareceram. Em 2012, a avaliação registrou um índice de abstenção de 27,9%, o que acarretou um prejuízo de 90,4 milhões de reais aos cofres públicos.

O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo Inep até quarta-feira. Nessa data, os candidatos poderão saber quantas e quais questões acertaram. Contudo, apenas o gabarito não é suficiente para conhecer o desempenho na prova já que o Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final do participante determinado pela combinação de resultados.

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE