Um gato-maracajá foi encontrado morto às margens da BR-010, entre as cidades de Imperatriz e Açailândia, no Maranhão. O animal silvestre, também conhecido como gato-do-mato-pequeno, foi atropelado enquanto tentava atravessar a rodovia. Testemunhas relataram que o animal foi atingido por um veículo.
As imagens do corpo do animal na beira da estrada foram divulgadas. A espécie consta na lista vermelha de animais ameaçados de extinção no Brasil. O caso foi divulgado no dia 5 de janeiro de 2025.
O gato-maracajá atropelado em rodovia do Maranhão está classificado como “vulnerável” na lista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica a espécie como “Quase ameaçada” mundialmente.
De acordo com o Instituto Pró-Carnívoros, as principais causas da ameaça de extinção do gato-maracajá são a perda e a fragmentação de ambientes florestais. Além disso, atropelamentos e a caça também são ameaças importantes. A falta de conhecimento sobre a biologia da espécie dificulta a criação de estratégias de conservação eficazes.
“Atropelamentos e o abate de animais, seja pela caça preventiva ou por retaliação de ataque aos animais domésticos, são também ameaças importantes. Além disso, o pouco conhecimento sobre a biologia desta espécie limita a possibilidade de estratégias de conservação eficazes”, afirma o instituto.
Com informações do g1
Compartilhe este post