AMSTERDÃ, 24 Abr (Reuters) – A ASML Holding NV (ASML.AS), a maior empresa de tecnologia da Europa, disse nesta segunda-feira que construirá um novo centro de pesquisa incluindo uma sala limpa junto com a Universidade Técnica de Eindhoven, um projeto que deve custar várias centenas de milhões euros.
A TU Eindhoven disse em comunicado que espera que o projeto leve a 40 novos cargos de doutorado na universidade em áreas relacionadas à fabricação de semicondutores, incluindo nanomateriais, fotônica e computação quântica.
Como muitas empresas de tecnologia, a ASML tem lutado para encontrar talentos de engenharia em um mercado de trabalho apertado. Apesar da atual desaceleração econômica da Europa, a empresa espera contratar milhares de funcionários a mais globalmente nos próximos anos.
A ASML domina o mercado global de equipamentos de litografia, máquinas que usam feixes de luz altamente focados para ajudar a criar os circuitos dos chips de computador.
A porta-voz Kelsey Zeegers disse que a empresa, que está em uma onda de contratações enquanto os fabricantes de chips de computador investem em novas capacidades, está de olho no mercado apertado de engenheiros e mecânicos.
“Perguntamos à TU Eindhoven há um ano – precisamos de mais estudantes e talentos de tecnologia – você também é capaz de crescer? E isso é parte da resposta”, disse ela.
O crescimento econômico na província holandesa que inclui Eindhoven e a vizinha Veldhoven, onde a ASML está sediada, tem sido mais forte do que no restante da Holanda na última década, já que a região está se tornando um centro tecnológico.
“O que está acontecendo em Brainport (região de Eindhoven) é incrível”, disse Zeegers.
Reportagem de Toby Sterling Edição de Christina Fincher
Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.
Com informações da: Reuters
Compartilhe este post