No município de Floriano, todos os funcionários que faziam atendimento na Unidade Básica (UBS) da Funasa contraíram a Covid-19. O estabelecimento vai ficar fechado por 15 dias, a partir desta sexta-feira (07).
Os pacientes que apresentarem síndromes gripais estão recebendo atendimento em uma entrada separada do estabelecimento. O prefeito Joel Rodrigues decretou lockdown no finai de semana em razão do crescente número de pessoas contaminadas com o novo coronavírus no município.
A baixa qualidade dos equipamentos de proteção individual está sendo considerada a causa das contaminações dos profissionais da UBS, segundo o Sindicato dos Profissionais de Saúde.
“Quando foram testados, de forma surpreendente, os nove profissionais estavam contaminados e a UBS precisou ser fechada, Isso é a prova de que a baixa qualidade dos EPIs e a quantidade pouca faz com que o profissional esteja exposto a risco, isso justifica a insalubridade de 40% a todos os profissionais. Não importa se linha de frente Covid ou não. A prefeitura de Floriano não paga para a atenção básica, que fica sem a devida valorização”, disse ao G1/PI o presidente do Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Piauí, Erick Ricelly.
O secretário municipal de Saúde, James Rodrigues, disse que a insalubridade é repassada a todos os profissionais, mas os da Atenção Básica recebem 30% e os que fazem parte da linha de frente do setor Covid, 40%.
Compartilhe este post