AMARANTE

GERAL

Após intervenção no BRT, Rio pretende aumentar a frota de ônibus

Avatar

Publicado em

GERAL


Após determinar a intervenção no serviço de ônibus BRT (sistema de transporte rodoviário rápido), a prefeitura do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (7) que pretende aumentar a frota dos atuais 120 veículos em operação para 241 no início de setembro. No fim de 2016, o sistema BRT operava com 375 ônibus, segundo o prefeito Eduardo Paes.

No dia 3 de março, Paes anunciou a intervenção no BRT, que será licitado novamente. O sistema é dividido em três consórcios, que operam as linhas Transoeste, Transolímpica e Transcarioca. Os veículos são do tipo articulado e trafegam em corredores segregados, com paradas em estações especialmente construídas.

“O sistema do BRT, ao longo desses meses, vai apresentar melhorias, mas a solução definitiva vai levar ainda algum tempo”, disse o prefeito. “Já estamos modelando a nova licitação”.

Em tempos de pandemia de covid-19, os veículos do BRT que estão sempre superlotados nos horários de pico são fonte de preocupação por serem locais de transmissão do novo coronavírus. Paes disse que a tendência é diminuir as aglomerações ao se introduzir mais ônibus no sistema. “Mas é uma realidade, infelizmente. É impossível você colocar em qualquer sistema de transporte as pessoas distantes um a dois metros das outras”.

Leia Também:  Homem encontra corpo em matagal após ouvir 'vozes do além' pedindo que ele fosse ao local

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Exposição retrata dia a dia do trabalho dos bombeiros em Brasília

Avatar

Publicados

em


Delicadeza e sensibilidade obtidas por meio da transparência de cores, que, na maioria das vezes, são suaves. Essas são algumas das características da pintura em aquarela. Mas, para transmitir a emoção e a força do trabalho executado pelos bombeiros de Brasília, a artista por paixão, Luiza Aguirre, teve de subverter alguns desses conceitos. Em vez de cores delicadas, os tons são quentes, como o vermelho e o alaranjado. Em vez de pequenas telas, as obras são grandiosas. Tudo para retratar, em 50 quadros, o dia a dia de profissionais que têm como rotina a vida e a morte.

Exposicao no Centro de Atendimento ao Turista na Praca dos 3 Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela.Exposicao no Centro de Atendimento ao Turista na Praca dos 3 Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela.

Exposição no Centro de Atendimento ao Turista na Praça dos Três Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela. – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O fruto de dois anos de trabalho da médica que se tornou artista plástica pode ser conferido na exposição “CBMDF: Ação e Arte”. A mostra vai até o dia 16 e faz parte da programação especial em comemoração aos 61 anos de Brasília.  

Leia Também:  Sindicalistas bloqueiam terminais de ônibus em São Paulo

Nas obras, o público pode conferir um pouco do cotidiano dos militares do Corpo de Bombeiros: ações de resgate, a tragédia em Brumadinho e até o trabalho de auxílio na doação de leite materno (os bombeiros são alguns dos responsáveis pela coleta do leite).  “Procurei colocar a minha emoção e a força e coragem desses militares nessas pinturas. Quem vê essa exposição vê um desfile de coragem, desprendimento, ajuda e civilidade”, revela a artista.

Exposicao no Centro de Atendimento ao Turista na Praca dos 3 Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela.Exposicao no Centro de Atendimento ao Turista na Praca dos 3 Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela.

Exposição mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela. – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“É uma honra ver o trabalho da nossa corporação em um local tão simbólico para a capital do país. A exposição apresenta ao público aquarelas figurativas nas quais evidencia a luta diária dos bombeiros e bombeiras que atuam no CBMDF. A artista conseguiu representá-la com beleza e poesia”, avalia o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), coronel Willian Augusto Ferreira Bomfim.

Visitas

A mostra está sendo realizada no  Centro de Atendimento ao Turista Casa de Chá na Praça dos Três Poderes. Quem quiser conferir a exposição pode ficar tranquilo. Todos os protocolos de segurança de prevenção à covid-19, definidos em decreto pelo Governo do Distrito Federal, são adotados nas visitações. Entre eles, o uso obrigatório de máscara facial e de álcool em gel, bem como o distanciamento com acesso limitado.

Serviço

Exposição “CBMDF: Ação e Arte”

Quando: Até 16 de abril, das 9h às 18h

Onde: Centro de Atendimento ao Turista Casa de Chá – Praça dos Três Poderes

Entrada gratuita

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA