AMARANTE

PIAUÍ

Alunos de escola estadual de São Raimundo Nonato se destacam na Redação do Enem

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


Em São Raimundo Nonato, alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Moderna localizado na rua Aniceto Cavalcante, no bairro Aldeia, obtiveram ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dentre os estudantes que se destacaram na redação estão Edward Borges, Isadora Galvão, Beatriz Dias , Mikael Almeida e Brenda Fernandes, todos com notas acima de 900.

Para o estudante Edward Borges, que obteve a maior pontuação dentre os alunos da escola (940), a nota é resultado de um esforço conjunto de alunos e professores. “Agradeço a Deus pelo resultado obtido, pois não foi um ano fácil para ninguém, e estudar com foco tornou-se algo muito difícil. Entretanto, com certa dedicação e incentivo contínuo dos meus professores e colegas consegui me sobressair”, disse o estudante.

Morador da zona rural de São Raimundo Nonato, o estudante explica que em meio as dificuldades ter o incentivo das pessoas certas foi fundamental. “Eu moro na zona rural e isso foi um desafio ainda maior. Não foi fácil conseguir um bom resultado, mas com o apoio das pessoas certas isso tornou-se viável”, declarou.

A estudante Isadora Galvão obteve nota 920 e afirma que a dedicação dos professores e os projetos de ensino executados diante da pandemia foi essencial para adquirir essa pontuação. “A diretora é bastante dedicada com a escola e fez projetos com os alunos. Mesmo com a pandemia, ela conseguiu manter esses projetos, que foram fundamentais para que obtivéssemos bons resultados. Com a ajuda dos professores, conseguimos nos manter focados e então deu tudo certo”, disse a estudante.

Leia Também:  Presídios do Piaui têm 91 detentos com Covid-19 em quatro unidades prisionais do estado

A Diretora da Unidade Escolar CETI Moderna, Paulicéia Assis, diz que o resultado é compensador e que o incentivo do secretário de Estado da Educação e o incentivo do corpo docente contou bastante para os bons resultados adquiridos pelos alunos no Enem. “Como gestora do Centro de Ensino de Centro Integral, além da felicidade que nós temos de ver esses resultados, que é compensador, entendemos que estamos no caminho certo. Qpue mesmo diante de uma pandemia, nesse momento difícil em que nãos estamos em contato com os alunos, nós buscamos motivá-los, no sentido de que eles podem ser protagonistas e responsáveis pela sua aprendizagem. Então, diante da fala do secretário de Educação, diante dos nossos diretores de ensino e dos nossos supervisores, de suas falas, das reuniões, das formações, nós fomos entendendo a importância do desenvolvimento das habilidades e principalmente de colocar o aluno como o centro, para que ele entender que ele é capaz de ser protagonista”, disse a diretora.

Paulicéia destaca ainda que o método de ensino utilizado pelo corpo docente, principalmente da professora de redação,  Nilda Ferreira Ribeiro, foi essencial para motivar os estudantes.

Leia Também:  Mulher é encontrada morta com fraturas próximo à BR-135

“Nós temos uma professora de língua portuguesa que atende os alunos de 3°ano. Nós estávamos com quatro turmas de 3º ano e essa professora se dedica bastante desde a sua formação continuada, onde ela busca estar se atualizando, e também trabalhar todas as habilidades, ao contato com o aluno. Isso contribuiu de forma significativa. De modo geral, os nossos professores fazem assim: não esperam. Eles vão buscar o aluno, eles vão atrás do aluno, mandam mensagem. A professora Nilda solicita as redações, faz a avaliação, devolve ao aluno, pede para ele reescrever, faz essa correção e esse contato direto com o aluno pelo whatsapp foi essencial. Assim foram as aulas de  redação, e ela foi se aperfeiçoando cada vez mais e ficou muito feliz com esses resultados”, conta.

A diretora destaca que a profissão de ensinar é muito mais que uma missão e que durante essa pandemia foi um grande desafio. “Foi muito mais difícil e desafiador. Como gestora, a sensação que tenho é de felicidade e entendo que nosso trabalho é mais que uma missão  por que é compensador, o nosso salário é pago, mas ter o trabalho reconhecido diante do resultado dos nossos aluno, isso vale muito mais”, afirma.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

PIAUÍ

Secretária do Meio Ambiente realiza live de apresentação do ICMS Ecológico 2021

Avatar

Publicados

em


A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, apresentou, nesta segunda-feira (12), por meio de uma live, o ICMS Ecológico 2021. O evento contou com a presença do conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Delano Câmara; da coordenadora da Comissão de Avaliação e Desempenho Ambiental (Cadam), Adriana Sá; do presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos (APPM), Paulo César Moraes e do procurador chefe do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente
da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Lívio Bonfim.

“O ICMS ecológico é um artifício para premiar os municípios que realizam boas ações de gestão ambiental. É importante dizer que os critérios estabelecidos seguem o plano nacional de meio ambiente, na política nacional de meio ambiente e o no que reza a Constituição Federal sobre a responsabilidade dos órgãos federativos com relação à proteção ambiental”, explicou Sádia Castro.

Nove critérios são estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Semar, através do ICMS Ecológico, que classifica o município com o selo A, B ou C. “O município que conseguir cumprir 6 critérios estabelecidos, é contemplado com o selo A. Se quatro critérios forem cumpridos, a cidade será contemplada com o selo B, mas se o município conseguiu atingir apenas três critérios, ele receberá o selo C”, informou a secretária.

Leia Também:  Nupevid/MPPI participa de formação de policiais militares sobre enfrentamento da violência contra a mulher

De modo geral, os critérios estão relacionados à redução de queimadas e desmatamento, vem como gestão de resíduos sólidos, proteção dos mananciais e a criação da legislação ambiental.

A live foi vista por 186 pessoas, que estão entre prefeitos e secretários municipais do meio ambiente. Para quem não assistiu, o vídeo continua disponível no canal do Youtube da Semar, e o e-mail [email protected] está disponível para tirar dúvidas sobre o Edital, com os auditores fiscal ambiental.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA