Academia de Letras, Arte e Cultura de Amarante aleama

Academia de Letras, Arte e Cultura de Amarante realiza ato solene de posse festiva na Câmara de Vereadores

Amarante

Representantes dos diversos segmentos da sociedade amarantina participaram na noite desse sábado (26) da instalação da Academia de Letras, Artes e Cultura de Amarante (Aleama), como também da posse festiva dos acadêmicos fundadores da entidade. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 19h30.

Ao todo, 10 acadêmicos tomaram posse:

  • Cadeira nº 1 – Raimundo Neto de Carvalho;
  • Cadeira nº 2 – José Virgílio Madeira Martins Queiroz;
  • Cadeira nº 3 – Marcelino Leal Barroso de Carvalho;
  • Cadeira nº 4 – Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro;
  • Cadeira nº 5 – Melquíades Barroso de Carvalho Filho;
  • Cadeira nº 6 – Francisco Alves de Almeida (Dr. Tatá);
  • Cadeira nº 7 – Luís Alberto Soares;
  • Cadeira nº 8 – Gregório Barbosa Ribeiro;
  • Cadeira nº 9 – Ana Lúcia da Costa Lima (Nega Ana); e
  • Cadeira nº 10 – Zulmira Bezerra (Sibita).

“Amarante sempre fez parte da nossa história. Ser indicada para esta academia foi uma alegria. Para mim, é uma honra. Que nós continuemos com a coragem, força e vontade de crescer porque Amarante tem uma linda história”, disse a desembargadora Eulália Pinheiro ao Somos Notícia.

O presidente da Aleama, Neto Carvalho, falou da importância cultural da fundação da academia para o município. “Amarante é o berço da cultura do Piauí e, historicamente, sempre teve vocação cultural. Portanto, nada mais justo do que fundar uma academia que tratasse das letras, artes e da rica cultura de Amarante. Aqui, temos pessoas que fazem perfeitamente essa história. São pessoas que estão sendo homenageadas, quer seja na cadeira ou na condição de patronos e patronesses.”

A Academia tem como proposta resgatar pessoas que representam a construção da história e preservação da memória, segundo o presidente, “que deram de si para a cultura, artes e letras da cidade de Amarante”.

A Aleama, de acordo com os fundadores, é também um incentivo aos jovens e um reconhecimento dos que contribuíram com a história de Amarante, que passam a ser resgatados como patronos ou patronesses.

“Eu enxergo a fundação da academia como um momento auspicioso por abranger os setores mais importantes da vida da cidade de Amarante, podendo abrigar no seio da instituição pessoas que se destacaram no desenvolvimento das letras, das artes e da cultura, o que não seria possível numa academia de Letras. Assim, nós teremos pessoas que representam os mais diversos segmentos da cultura como a música, literatura, artes visuais e folclore, que não eram alcançado pela Academia de Letras do Médio Parnaíba ”, considerou o secretário, professor Marcelino Barroso.

Virgílio Queiroz, que tomou posse na Cadeira nº 2, considera que a academia pode representar a volta da denominação de Capital da Cultura a Amarante.

“Sinto-me muito feliz pela recepção e pelo abraço que Amarante deu à Aleama, porque é uma certeza de que será um trabalho voltado para a Cultura de Amarante. Faremos uma batalha, uma luta em favor do nosso patrimônio cultural. Houve, no município, um grande esforço para o resgate cultural. Há também a necessidade que façamos um resgate das raízes culturais, do nosso folclore e que nós tenhamos com esse resgate a volta da denominação de capital da cultura”, afirmou ao Somos Notícia o acadêmico José Virgílio.

A Aleama tem na sua primeira diretoria os seguintes membros: Neto Carvalho (presidente); José Virgílio Madeira Martins Queiroz (vice-presidente), Marcelino Leal Barroso de Carvalho (diretor secretário); Melquíades Barroso de Carvalho Filho (diretor segundo secretário); Francisco Alves Almeida  (diretor financeiro).

O Conselho Consultivo tem a seguinte composição, com posse formalizada: desembargadora Eulália Maria (presidente), Luís Alberto e Gregório Barbosa (fundadores).

Estiveram presentes na cerimônia o padre Francisco Ronaldo, o secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão, os vereadores Clístenes Moura, Clara Brandão, Cinara Queiroz e Rogério Macêdo.

Fotos (direitos autorais): Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa