11:29 am - segunda-feira novembro 20, 2017

Pela primeira vez, hackers conseguem infectar Macs com vírus

Edição e postagem: Denison Duarte, em 08-03-2016 08:40 | Última modificação: 08-03-2016 08:45
Hospital de Olhos

Vírus Ransomware – Os usuários de computadores Macs foram atingidos por um malware conhecido como Ransomware.

No histórico de segurança da Apple é a primeira vez que o seu sistema é afetado por um vírus, é o que dizem especialistas do site Palo Alto Nework, autores da descoberta.

A vulnerabilidade já havia sido provada anteriormente e que os Machintosh, do ponto de vista técnico, são vulneráveis a ataques desse tipo de malware, segundo o analista de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.

“No ano passado, o pesquisador brasileiro Rafael Salema provou que o Mac pode ser infectado a partir de um teste”, explica em entrevista a EXAME.com. Porém, “é primeiro ataque distribuído de um ransomware afetando o Macintosh”, disse ele.

O vírus tem como função sequestrar os arquivos de um Mac, codificando-os remotamente por meio de uma chave, cujo acesso está somente com o criminoso.

O vírus que foi detectado no Mac é chamado de KeRanger e leva três dias para completar o processo de captura dos arquivos do computador.

Por meio de um download da nova versão do aplicativo, entre sexta-feira(4) e sábado (5) , os usuários foram infectados pelo malware. Para saber se você foi infectado, basta verificar no sistema se existe um processo chamado “kernel_service” no monitor de atividades do seu Mac.

O KeRanger estava escondido na versão 2.90 do Transmission, um dos clientes torrent mais usados em OSX.

Vírus Ransomware – a invasão

A forma de invasão dos hackers por meio de uma versão adulterada no site do Transmission não ficou clara. “O que se sabe é que o KeRanger tinha um certificado legítimo do desenvolvedor da Apple”, disse a EXAME.com ao afirmar que foi desta forma que o Gatekeeper do Mac, que visa proteger os usuários de vírus, foi driblado.

Edição e postagem: Denison Duarte

Com informações da Exame.com