6:19 am - terça-feira novembro 21, 2017

Startup cria robô capaz de coletar sangue

Edição e postagem: Denison Duarte, em 02-08-2013 22:01 | Última modificação: 02-08-2013 22:31
Hospital de Olhos

São Paulo – A startup Veebot criou um robô capaz de coletar sangue. A empresa deseja que a máquina substitua o trabalho das enfermeiras, seja mais preciso e torne o procedimento menos doloroso ao paciente.

A máquina usa uma espécie de torniquete parecido com a bolsa que prende o braço nos equipamentos que medem a pressão arterial. No robô, esse item deixa as veias mais salientes.

Com ajuda de sensores com luz infravermelha, uma câmera especial, ultrassom e um software, o robô analisa o braço da pessoa para encontrar a melhor veia e inserir a agulha. Depois, o robô prepara a agulha e a espeta no braço do paciente até uma profundidade pré-calculada. Tudo isso em cerca de um minuto.

O objetivo dos desenvolvedores é automatizar a coleta e as inserções intravenosas para padronizar esse tipo de trabalho. Isso deve diminuir erros ou complicações no procedimento.

O robô ainda está em fase de testes. Mas o protótipo já alcança uma taxa de 83% de sucesso. A equipe do projeto pretende aperfeiçoar a máquina para que ela ultrapasse a marca de 90% e fique cada vez mais eficiente.