5:44 pm - sábado novembro 18, 2017

Mozilla desiste do desenvolvimento do Firefox “Metro” para Windows 8

Edição e postagem: Denison Duarte, em 15-03-2014 00:13 | Última modificação: 15-03-2014 00:13
Mozilla desiste do desenvolvimento do Firefox “Metro” para Windows 8

Hospital de Olhos

Fãs do Firefox que esperavam um app para Windows 8 já podem desistir. A Mozilla anunciou oficialmente nesta sexta-feira, 14, que desistiu do desenvolvimento do navegador para a interface Metro do Windows, e vai investir seu tempo em projetos mais frutíferos.

A empresa cita que houve baixa demanda dos usuários e o baixo uso do toque na versão beta, lançada há cerca de um mês. Assim, a empresa decidiu colocar um fim no projeto de uma vez.

O desenvolvimento já estava conturbado há um bom tempo. A versão beta já havia sido atrasada algumas vezes devido a vários problemas internos. A decisão veio depois do resultado insatisfatório do teste.

Segundo a Mozilla, uma média inferior a 1 mil usuários por dia testavam o navegador na interface Metro, quantidade ínfima comparada ao número de pessoas que usam as versões beta do navegador comum para desktop. O lançamento da versão completa significaria disponibilizar um software que não foi suficientemente testado no mundo real, colocando usuários em risco.

Johnathan Nightingale, vice-presidente da divisão de Firefox na Mozilla, resumiu a situação afirmando que a continuidade do projeto requereria muito investimento para pouco impacto.

Muito disso, no entanto, deve ter a ver com a baixa adesão ao Windows 8 e à rejeição à interface “Metro” do sistema operacional que alguns usuários mantém. Caso a nova interface com blocos dinâmicos passe a ter uma aceitação maior, certamente a Mozilla retomará o projeto em algum momento. Até lá, os usuários do W8 que quiserem usar o Firefox, precisarão usá-lo na interface tradicional.

Fonte: Olhar Digital