3:11 pm - sábado novembro 22, 7462

Mapa interativo mostra ciberataques acontecendo em tempo real

Edição e postagem: Denison Duarte, em 03-04-2014 00:41 | Última modificação: 03-04-2014 00:41
Hospital de Olhos

Já parou para pensar quantos ciberataques acontecem por dia no mundo? Pois um mapa interativo feito pelos russos da Kaspersky ajuda a dar uma ideia. O belo CyberThreat Real-Time Map mostra, supostamente em tempo real, todos os ataques – sejam infecções, tentativas de invasão ou phishing – detectados pelos programas de segurança da empresa.

O funcionamento é parecido com o do Google Earth, e você só precisa mover o globo terrestre para ver a origem e o destino de cada ameaça. A maior parte delas está concentrada nos Estados Unidos e na Europa, em especial na Rússia, mas dá para ver diversas ocorrências também no Brasil e na China. Um clique sobre os países, aliás, mostra quantas ameaças de cada tipo atingiram as regiões e as colocações deles no ranking de infecções.

Um menu na parte inferior da tela mostra o que significa cada uma das cores, e ajuda a entender melhor quais os tipos mais comuns de ataque. Como os dados estão todos em inglês, confira um resumo traduzido para facilitar:

– Verde: verificações “on-access”, ativadas ao abrir, copiar, rodar ou salvar um arquivo;

– Vermelho: verificações “on-demand”, ativadas manualmente pelo menu de contexto;

– Azul: verificação na web, ativada quando uma página é aberta ou um item é baixado;

– Laranja: verificação de e-mail, ativada quando um objeto chega na caixa de entrada;

– Rosa: detecções de intrusos na rede;

– Amarelo: ativado quando arquivos executáveis maliciosos são encontrados.

O mapa está longe de ser uma versão definitiva de monitoramento global, já que envolve apenas as detecções feitas por soluções da Kasperky. A empresa não está muito presente na África e nem em muitos países asiáticos, e o CyberThreat Map também não tem como detectar infecções atingindo computadores desprotegidos. Mas ainda assim, a página já dá uma dimensão do tamanho do problema com o qual empresas de segurança – e usuários, no geral – precisam lidar constantemente. Se quiser checá-lo, clique aqui.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE