11:40 am - sábado novembro 18, 2017

Facebook pede desculpa por experimento secreto

Edição e postagem: Denison Duarte, em 03-07-2014 00:39 | Última modificação: 03-07-2014 00:40
Facebook pede desculpa por experimento secreto

Hospital de Olhos

O Facebook reconheceu hoje que falhou na maneira de comunicar os usuários sobre um teste realizado em 2012 que manipulou secretamente o feed de notícias de 700 mil pessoas para entender suas emoções. “Pedimos desculpa pela falta de comunicação”, disse a chefe operacional, Sheryl Sandberg, número 2 da empresa.

Segundo ela, o experimento fazia parte de uma pesquisa ampla para testar diferentes produtos. “Jamais quisemos irritá-los”, completou a executiva ao reforçar a importância dada à privacidade, tratada com “seriedade” no Facebook.

Sheryl tenta acalmar os ânimos de parte dos usuários que se sentiram prejudicados. Nesta quarta-feira, autoridades britânicas deram início a uma investigação para saber se a companhia infringiu leis de proteção de dados ao realizar um estudo psicológico sem o consentimento dos participantes.

Como foi

Feita em parceria com a Universidade de Cornell e a Universidade da Califórnia, em San Francisco, a pesquisa modificou durante quase uma semana o algoritmo que controla a disposição das postagens no feed de notícias.

Os perfis foram divididos em dois grupos: o primeiro recebia apenas atualizações positivas, enquanto o segundo visualizava somente notícias negativas. Os resultados concluíram que quem recebia coisas boas era menos propenso a publicar coisas ruins, e vice-versa.

Via: Wall Street Journal