11:27 am - segunda-feira novembro 20, 2017

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil nesta segunda por 72h

Edição e postagem: Denison Duarte, em 02-05-2016 13:09 | Última modificação: 02-05-2016 22:00
Hospital de Olhos

Bloqueio do WhatsApp – Novamente a Justiça determina o bloqueio do aplicativo de serviço de mensagens WhatsApp em todo o Brasil.

Segundo a Folha de São Paulo, a ordem foi dada nesta segunda-feira (2), e começa a valer a partir das 14h. A decisão é do juiz Marcel Montalvão, do Estado de Sergipe.

A determinação vale para as cinco operadoras do país(TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel). A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 500 mil.

O juiz que está bloqueando o aplicativo é o mesmo que mandou prender o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan. Em dezembro de 2015, o aplicativo foi bloqueado por determinação judicial, mas a medida não durou 48h.

A decisão do bloqueio foi uma represália da Justiça contra o WhatsApp por descumprir a quebra do sigilo de dados trocados entre investigados criminais.

A decisão do bloqueio no Piauí

No Piauí, o serviço de mensagens instantâneas foi bloqueado em fevereiro. O objetivo da Justiça era forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com as investigações no Estado sobre ocorrências de pedofilia.

A decisão foi suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí após analisar mandado de segurança impetrado pelas teles.

Edição e postagem: Denison Duarte

Com informações da Folha de São Paulo