Piauí atinge 97,59% de cobertura vacinal contra febre aftosa
5:34 am - quinta-feira setembro 21, 2017

Piauí atinge 97,59% de cobertura vacinal contra febre aftosa

Edição e postagem: Denison Duarte, em 07-10-2013 14:31 | Última modificação: 07-10-2013 14:31
Educandário Menino Jesus

O governador Wilson Martins anunciou, nesta segunda-feira (7), o resultado da primeira etapa 2013 de vacinação contra febre aftosa: 97,59% de cobertura. O resultado, um dos melhores do país, mantém o Piauí como destaque no combate à doença. Desde o dia 3 de setembro, o estado é oficialmente área livre de febre aftosa com vacinação.

“Temos muita satisfação em anunciar esse resultado, que, em um ano de seca, deve ser mais comemorado ainda, pelo empenho dos criadores e dos profissionais da Adapi para garantir uma alta cobertura”, comentou Wilson Martins.

A segunda etapa de vacinação contra a aftosa de 2012, prevista para novembro daquele ano, foi adiada para o início de 2013. Por isso, a primeira etapa de vacinação de 2013 foi transferida de maio para julho.

Wilson Martins destacou que com a declaração do Piauí como área livre de febre aftosa com vacinação, os ganhos socioeconômicos já são sentidos: o gado piauiense pode ser comercializado para qualquer parte do país, os criadores estão negociando melhores preços e a população que passa a ter maior segurança em relação ao consumo.

O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antônio, ressaltou o esforço do Governo do Estado na área de sanidade animal e lembrou que, como forma de valorizar os servidores da Adapi, recentemente foi assinado o Plano de Cargos da categoria.

O Piauí possui um rebanho de, aproximadamente, 1,7 milhão de cabeças de gado. Os cerca de 63 mil criadores de gado do estado são atendidos pela Adapi, que tem escritórios em 200 municípios.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE