11:44 am - terça-feira novembro 21, 2017

Alunos piauienses assistidos pelo Palavra de Criança fazem a Provinha Brasil em novembro

Edição e postagem: Denison Duarte, em 18-11-2015 22:38 | Última modificação: 19-11-2015 10:30
Hospital de Olhos

Durante todo este mês de novembro, 72 municípios piauienses que são atendidos pelo Instituto ProBem, com o Programa Palavra de Criança (PPC), estarão aplicando uma versão mais completa do Provinha Brasil para avaliar o nível de desempenho de leitura e escrita dos alunos do 2º ano, do Ensino Fundamental, da rede pública municipal.

O instrumental de avaliação é o mesmo da Provinha Brasil, acrescido de uma questão que avalia a escrita do aluno. As Provas estão sendo entregues, e em alguns municípios já estão sendo aplicadas. As crianças irão responder as vinte questões de leitura e uma que verificará a habilidade da escrita na produção e compreensão textual.

Segundo a professora e consultora do Instituto ProBem, Ariel Mesquita, a aplicação da prova é de grande importância, por apontar um diagnóstico preciso do aprendizado das crianças.

“Essa provas serão corrigidas por uma equipe de especialistas do ProBem e a análise dos resultados será feita por meio do Sistema Avalia, plataforma desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará, exclusivamente para o Programa Palavra e Criança – PPC. Esse sistema é o único no Brasil a dar resultados precisos dos aluno e suas respectivas habilidade, o que nos possibilita fazer um planejamento mais preciso da  proposta pedagógica para as intervenções necessárias, conforme avanços e as dificuldades dos alunos diagnosticados”, frisa Ariel Mesquita.

Com o propósito de verificar o impacto do PPC, as provas serão aplicadas em alguns municípios que não participam do Programa em 2015, para que se faça um estudo comparativo do aprendizado dos dois públicos alvos.

As questões de leitura foram elaboradas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e a de escrita, pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC, vinculada à Universidade Federal do Ceará – UFC.

583d8e59-1218-458b-94d5-54fe042b97ad

Foto e texto: Karla Brasil