6:11 am - domingo novembro 19, 2017

Professores da rede estadual receberão reajuste de 8,32%

Edição e postagem: Denison Duarte, em 14-01-2014 09:44 | Última modificação: 14-01-2014 09:45
Professores da rede estadual receberão reajuste de 8,32%

Hospital de Olhos

Além de pagar, atualmente, um piso salarial maior que a média nacional, o Governo do Estado realizará novo ajuste no salário dos professores da rede pública estadual. O governador Wilson Martins já aprovou um novo reajuste de 8,32%, contemplando um total de 31 mil professores. O aumento de salário foi encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação e deverá começar a ser pago a partir de fevereiro.

Em 2013, enquanto o Governo Federal previa o pagamento de R$1.567,00 para o magistério, o Governo do Piauí pagava R$1.814,98, um piso acima da média nacional.

“Nós temos um compromisso para que a educação funcione no Piauí e para isso pagamos um salário superior ao piso nacional, que ganhará novo acréscimo com o reajuste de 8,32%. Além de valorizar o professor, para que este desempenhe melhor suas funções, também estamos investindo na melhoria da infraestrutura das escolas, na expansão do ensino integral e profissionalizante, bem como programas como o intercâmbio estudantil, que dão a chance de um aluno da rede pública estudar por seis meses em um país de língua estrangeira”, ressalta Wilson Martins.

De acordo com Átila Lira, secretário estadual da Educação, o pagamento do piso acima da média está sendo possível, pois a atual gestão do Estado tem equilibrado financeiramente os gastos administrativos. Outra ação que ganha destaque é a realização de concursos públicos, que têm aumentado o número de professores efetivos nos quadros do ensino público estadual.

“Com o intuito de fortalecer ainda mais a educação no Piauí, o Governo do Estado realizará concurso de professores para preenchimento de vagas destinadas ao ensino médio e fundamental. Serão ofertadas 2.500 vagas”, relata Átila Lira. A seleção será realizada pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o lançamento do edital está previsto para o mês de fevereiro.

Confira a tabela com o reajuste no salário dos professores, clicando AQUI

Edição: Edmundo Neto

Fonte: CCOM