11:46 am - terça-feira novembro 21, 2017

Produtores do Piauí estimam perda de 20% da safra de soja em 2015

Edição e postagem: Denison Duarte, em 24-02-2015 14:03 | Última modificação: 24-02-2015 14:05
Produtores do Piauí estimam perda de 20% da safra de soja em 2015

Hospital de Olhos

Os produtores piauienses já começam a contabilizar os prejuízos provocados pela escassez e irregularidade das chuvas aqui no Estado. A estimativa, até agora, é de que haja uma perda de cerca de 20% na produção da soja, nosso principal produto de exportação do agronegócio e de maior peso na balança comercial piauiense. Pra completar, com o aumento na oferta mundial do produto, o preço da soja caiu no mercado internacional de U$ 14 , o bushel ( unidade de comercialização equivalente a 27,3kg) para U$10.

No ano passado, o Piauí produziu 1,3 milhão de toneladas de soja. 20% desse total seguem para exportação. O restante é consumido pelo parque industrial piauiense. Mas a tendência, agora em 2015, é de queda. Tanto da soja, quanto do milho. As intempéries climáticas são um risco inerente à atividade agrícola e os produtores que não se planejam para lidar com o problema são os mais afetados, já que na área de grãos a irrigação mecanizada praticamente inexiste. E, de dezembro do ano passado até este mês, os produtores piauienses já enfrentaram dois veranicos que se estenderam por mais de vinte dias, comprometendo a safra de 2015.

Hoje, o produtor Sérgio Bortolozzo, paulista que adotou o Piauí e passou a investir nos cerrados, encontra-se em Brasília para uma reunião com a Frente Parlamentar da Agricultura. Como Presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho, ele vai tentar implantar o seguro de renda do produtor, a exemplo do modelo existente nos Estados Unidos, onde o governo federal subsidia parte do seguro.

Também está sendo articulada em Brasília, sob as bênçãos da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a criação de uma agência de desenvolvimento regional envolvendo os Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia – MAPITOBA. A agência defenderia os interesses dos produtores dessa região. Para isso, eles contam com o apoio de uma bancada expressiva no Congresso, representada pela Frente Parlamentar da Agricultura, cujo presidente, Deputado Marcos Montes (PSD-MG), será empossado hoje.

Fonte: Cidade Verde

ESTAMOS NO GOOGLE MAPS. VEJA FOTOS E DEIXE SEUS COMENTÁRIOS