7:16 am - segunda-feira novembro 20, 2017

Por falha técnica, SAMU não realiza atendimento e idosa morre no interior

Edição e postagem: Denison Duarte, em 14-06-2014 08:10 | Última modificação: 14-06-2014 08:10
Por falha técnica, SAMU não realiza atendimento e idosa morre no interior

Hospital de Olhos

 Na manhã desta sexta-feira (13), uma falha técnica na linha telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Picos deixou a linha 192 muda e uma idosa morreu após ficar por mais de 1h30 sem atendimento médico. O caso foi registrado no bairro Junco.

A família conta que a idosa Francisca Maria da Conceição se sentiu mal ainda no início da manhã, por volta das 8h, e que imediatamente começaram a ligar para o telefone do SAMU sem saber que a linha estava com problemas. “Liguei bastante, mas não atendiam. Depois pedi aos vizinhos para ligarem de um telefone fixo, e eles não atendiam. Um vizinho saiu da casa dele e foi até o SAMU pessoalmente buscar uma ambulância”, contou emocionada a filha da idosa, Luzinete Roberta.

De acordo com ela, a equipe médica chegou alguns minutos após sua mãe falecer. “Minha mãe estava bem. A pressão dela descontrolou de uma hora para outra, ainda cheguei a dar remédios, mas ela não resistiu”, conta.

A família relatou ainda que chegou a ligar para a Polícia Militar na esperança de que a idosa pudesse ser levada ao hospital em uma viatura, mas foi informada pelos próprios policiais de que isso não seria possível.

Por telefone, a coordenadora geral Rosa Dantas confirmou que houve um problema na linha telefônica, mas garantiu que ele foi rapidamente solucionado após a visita de um técnico da secretaria de Saúde de Picos durante a manhã. A coordenadora explicou que o número 192 é o único disponível para os chamados da população, conforme regulamentação nacional, padronizada em todos os municípios que dispõem do serviço.

Fonte: grandepicos