9:02 pm - terça-feira novembro 21, 2017

Fetag realiza seminário para discutir políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar no PI

Edição e postagem: Denison Duarte, em 22-07-2015 21:11 | Última modificação: 23-07-2015 20:34
Hospital de Olhos

As mudanças no Plano Safra 2015 / 2016 e as novas linhas de crédito destinadas ao agricultor estão em discussão nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, respectivamente, em Teresina.

O encontro, que está sendo organizado pela Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Fetag), está reunindo órgãos do governo como Emater, SDR e instituições financeiras como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste.

O público esperado para os dois dias é de 200 pessoas, que irão também ouvir informações sobre o mercado institucional via PAA, programas de subsídios, Garantia Safra, Programa Nacional de Habitação Rural e outras políticas públicas sobre a agricultura familiar.

De acordo com a organização do evento, todos os sindicatos de trabalhadores rurais do Piauí foram convidados a participar do encontro, que deve encerrar nesta quinta-feira, ocasião em que as instituições vão discorrer sobre a aquisição de alimentos e também sobre os selos de inspeção municipal com orientação do Ministério da Agricultora.

Sobre a forma como as mudanças vão chegar ao agricultor, o assessor de Política Agrícola da Fetag, Silvio Brito, assegura ao portal Somos Notícia que é importante o papel dos parceiros no repasse à base.

“A gente utiliza a estratégia de fazer a ponte por meio de capacitação técnica até alcançar os agricultores. Nós trabalhamos com o nosso público e parceiros para que eles repassem para a base o necessário em tempo hábil”, afirma.

Quanto aos prazos, a rapidez na execução do plano e das mudanças relacionadas ao programa é um dos focos das instituições. “A gente espera que seja rápido para que o trabalhador perceba as novas adaptações. A partir de 1 de julho, quando é lançado oficialmente o plano safra, as instituições devem estar preparadas para ir liberando os créditos para o acesso do agricultor”, encerra.

O encontro teve início nesta quarta-feira no Centro de Formação da entidade, na BR 343, rodovia Teresina-Altos.

Edição e postagem: Denison Duarte

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE